O Centro Estadual de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cegerd), estrutura da Defesa Civil Estadual responsável por realizar a parte operacional de monitoramento e atendimento aos municípios em risco, divulgou nesta quinta-feira,29, o mapa de risco de fogo para o estado.
O mapa é um indicador para possíveis ocorrências de incêndios florestais baseados nos dados das estações meteorológicas.
Segundo o Corpo de Bombeiros do Paraná, com o vento, há muito risco na ocorrência de incêndios, toda atividade que possa provocar fogo, deve ser evitada devido a facilidade para perda de controle do fogo e condição de evolução rápida e perigosa, para a vida, para edificações e para o patrimônio ambiental.
Entre sexta-feira (30) e domingo (1º), com as temperaturas subindo e a umidade relativa do ar caindo, o que aumenta as chances de queimadas.
De acordo com as informações do Simepar, o aumento da temperatura é decorrente do enfraquecimento da massa de ar frio nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. A recomendação para a população é de evitar aglomerações em ambientes fechados e usar soro fisiológico para olhos e narinas, além de se hidratar e umidificar o ambiente.