Rádio Colmeia FM

CEJUSC atende homens com o objetivo de diminuir a violência contra a mulher

Divulgação

Nesta quarta-feira,18, foi promovido mais um encontro virtual do projeto ‘Viva em Paz’. O objetivo é acolher e trabalhar de forma coletiva e gratuita com atividade reflexiva para indivíduos acusados de praticar violência doméstica. Saindo do foco de qualquer julgamento e alicerçado no compromisso de sigilo, o trabalho é do Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) de União da Vitória, e funciona de forma virtual.

O objetivo é trabalhar a ressocialização e superação de homens envolvidos nestas situações que participam por determinação judicial. Devido à Covid-19 as reuniões ocorrem por meio virtual e abrem espaço para que todos possam compartilhar histórias, em meio às dinâmicas proposta pela equipe de psicologia. Tudo de forma sigilosa e com a regra clara de ser tratado somente dentro da reunião, num compromisso entre todos.

O Viva em Paz busca proporcionar gratuitamente este espaço de acolhimento e atividade reflexiva coletiva, ofertando ajuda para homens acusados de violência contra a mulher. Sem julgamentos prévios ou até sobre as histórias compartilhadas no grupo. Servindo, também, para trocar ideias e um contribuir com o outro, tendo, principalmente, o foco de evitar novos episódios e proporcionando a boa convivência familiar.

O tema desta semana foi justamente ‘Bem-estar dentro da Família’, inserindo dinâmicas e ouvindo cada um dos acolhidos no projeto. Permitindo que falassem sobre as temáticas desenvolvidas com este foco de ressocialização e superação pessoal. “O objetivo é justamente dar este suporte e acolher, ajudar e trabalhar por uma sociedade melhor para todos”, afirma o coordenador do CEJUSC, juiz Carlos Mattioli. “É sabido que o atendimento contínuo por meio de dinâmicas com viés da psicologia reduz os índices de violência em maior porcentagem do que o processamento criminal ou mesmo a prisão” acrescenta.

Inserir cada um dos presentes, fazendo com que se sintam parte do grupo e tenham o acesso às orientações psicológicas, com atividade reflexiva coletiva que os levem para um novo patamar e evitando novos episódios, são o foco do Viva em Paz. O programa prevê 20 encontros para cada homem participante. Mesmo com a pandemia, restrição de aglomerações e reuniões públicas, o projeto continua funcionando e já atendeu, neste período, 34 homens vinculados a casos denunciados por esposas, companheiras e namoradas.