Diante da afirmação do Núcleo Regional de Educação (NRE) e da prefeitura municipal de União da Vitória de que as aulas somente retornam quando houver mais segurança por parte do setor da Saúde, o juiz da Vara da Família de União da Vitória, Carlos Eduardo Mattioli, demonstra preocupação com os estudantes sem acesso aos equipamentos para estudar. Devido a isso, houve como sequência a campanha que visa arrecadar celulares e computadores, que estão sendo repassados para os alunos da rede pública.
O magistrado tem trabalhado, com toda a equipe da Vara da Família e na coordenação do Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), para dar o suporte necessário de atendimento para as pessoas que carecem de apoio psicológico e no âmbito de atendimento social. Em especial pela Rede de Ajuda CEJUSC/Coronavírus (RAC) que atende problemas decorrentes da pandemia, familiares e gerais da sociedade.
Além disso, a falta de um celular ou computador é outro agravante. “A suspensão das aulas trouxe o ensino para as plataformas digitais e a necessidade de estudar por meios eletrônicos”, explica Carlos Mattioli.
“Iniciamos esta campanha, recebemos vários aparelhos e computadores e já entregamos para alunos que tem bom aproveitamento escolar e condições sociais de vulnerabilidade que impede a compra por parte da família. Contudo ainda temos uma lista de famílias já previamente cadastradas que precisam dos equipamentos, ainda não disponíveis”, frisa o magistrado.
“Assim seguimos com a campanha que conta com a colaboração de toda a sociedade de União da Vitória, e pedimos encarecidamente que as pessoas que podem colaborar com doações em dinheiro para compra, ou tem equipamentos para doar, que nos procurem. Aqueles que nos auxiliam podem acompanhar a documentação dos cadastros das famílias, inclusive comparecer no ato de doação se assim desejarem. Contamos com o apoio de todos”, acrescenta Carlos Mattioli.
Interessados em colaborar com a campanha podem procurar pelo CEJUSC ou Vara da Família nas redes sociais (Facebook, Instagram, e-mail rededeajudacejusc@gmail.com). Caso necessite de algum conserto, e estando o equipamento em bom estado, a Uniuv é parceira nesta iniciativa e busca realizar este trabalho, bem como, preparar os computadores e celulares para uso em aulas ou atividades pedagógicas.
Ao Jornal Colmeia desta quarta-feira, 09 de setembro, o magistrado afirmou que já foram entregues mais de duas dezenas de celulares e notebooks , enfatizando que ainda há pessoas que não receberam, e por isso, reforça que o projeto continua. Destacando que também estão recebendo doações de celulares novos e caso a pessoa queira uma indicação do qual seria o melhor modelo, pode entrar em contato com o CEJUSC.