Nos dias 23, 24 e 25 de outubro passado, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de União da Vitoria (Cejusc), participou do Programa “Paraná Cidadão” do Governo do Estado, desenvolvido por meio da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), o qual ofereceu diversos serviços gratuitos para população de União da Vitória e região com o apoio da Prefeitura Municipal e outras instituições, inclusive a emissão de RG e CPF.
Em parceria com o Cejusc foram emitidas mais de 900 carteiras de identidades por intermédio do Projeto “Criança e Adolescente Protegidos”. Também foram ofertadas orientações jurídicas e de direitos humanos, audiências de mediação, atendimentos na área de Psicologia, Serviço Social e Pedagogia, e demais serviços do Poder Judiciário de promoção da cidadania e defesa de direitos.
Durante os três dias de evento o Cejusc realizou mediações no próprio local, chegando a transferir de última hora uma delas, divórcio e Pensão Alimentícia dos filhos para o Presídio Regional de Porto União, diante da detenção de uma das partes na madrugada anterior. Ainda pela equipe do Cejusc foi identificada uma mãe que estava proibida de se aproximar do filho e o havia sequestrado dias antes, sendo efetuada sua prisão em flagrante, possibilitando a localização do infante e seu acolhimento institucional em outro Município.