Rádio Colmeia FM

Calikoski comenta sobre os desafios na educação em União da Vitória

 

 

Foto: Divulgação

 

O novo secretário de Educação, Célio Reginaldo Calikoski, projeta uma educação de qualidade com professores valorizados e ampliação dos espaços para desenvolver melhor o trabalho educacional. Para isso, o educador acredita e confia na experiência administrativa do prefeito Pedro Ivo Ilkiv e do vice Jair Brugnago. Célio observa que melhorias só são possíveis com investimentos estaduais e federais.

 

Quem é o novo secretário?

 

Célio Reginaldo Calikoski, professor há 26 anos no município de União da Vitória e seis anos no Estado do Paraná é pedagogo formado em Matemática e Ciências e pós-graduado em Psicologia Educacional. Trabalhou como alfabetizador nas escolas municipais foi diretor da Escola Municipal Duque de Caixas por onze anos e nos últimos seis anos atuou na direção da Escola Estadual Judith Simas Canellas.

 

A expectativa do trabalho

 

O secretário idealiza a valorização do professor e melhoria na qualidade de ensino. Esses dois itens serão pontos-chave na sua gestão frente à secretaria. Célio disse que pretende melhorar a infraestrutura, ampliando escolas e espaços para oferecer qualidade estrutural para o bom serviço dos professores. Entre outras coisas, o secretário enumera a importância de ter o vice-preito ligado ao governo estadual e o prefeito ao governo federal. Segundo ele, isso gera grande expectativa de se fazer um bom trabalho. A articulação e experiência de Pedro Ivo política podem resultar num amplo acesso dentro do governo federal e do Ministério da Educação.

 

Desafio na Educação

 

Célio entende que melhorar a qualidade de ensino na sala de aula é essencial para projetar qualidade ao aluno. Ele salienta que o aluno precisa chegar ao quinto ano escolar, de competência do município, preparado para avançar no ensino. “Esse é o maior desafio nosso e nós temos grande expectativa de conseguir essa melhoria”, reforça.