Ícone do site Rádio Colmeia FM

Chuva de granizo e tornados são registrados em Santa Catarina

Rio Vermelho em Irineópolis/ Foto: Divulgação

Fortes tempestades e tornados foram registrados na tarde dessa sexta-feira, 14 de agosto no estado de Santa Catarina. As cidades mais atingidas com registro de granizo, chuva forte e vento intenso foram Vargem Bonita, Catanduvas, Água Doce, Tangará e Ibicaré, provocando destelhamento e destruição. O Planalto Norte também teve cidades atingidas.

Em Irineópolis e Água Doce a Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC) registrou tornados. O deslocamento da tempestade, com características de tornado, foi registrado pelo radar meteorológico Oeste entre às 15h30 e 15h35 sobre o município de Água Doce, que fica a 100 km de distância de Irineópolis.

Produtores rurais das localidades de Rio Vermelho, Boa vista e Rio Branco, em Irineópolis foram os mais afetados. Após a passagem do tornado e a chuva de granizo, registraram alguns prejuízos. Já em Água Doce, até o momento foram registradas 700 casas destelhadas, 25 totalmente destruídas e 11 pessoas foram feridas, duas com gravidade.

Água Doce, entrega de lonas/ Foto: Defesa Civil de Santa Catarina

Porto União também registrou estragos pela tempestade e chuva de granizo. O bairro mais afetado foi o Vice King, especificamente na Rua Padre Landerl de Moura, de onde a maioria dos chamados para as equipes da prefeitura e Corpo de Bombeiros veio. Jardim Oliveira e São João Maria também apresentaram alguns prejuízos. Em União da Vitória, o bairro mais atingido foi o Limeira, em que foram entregues lonas para as famílias cobrirem as casas até fazerem a troca dos telhados.  

Bairro Vice King em Porto União/ Foto: Prefeitura de Porto União

Segundo a DCSC, na sexta-feira foram divulgados 16 alertas de curtíssimo prazo. Baseado nas imagens do radar e do satélite, foram emitidos oito observações, sete atenções e um alerta, isso até às 20 horas. Para receber alertas da Defesa Civil de Santa Catarina é só encaminhar uma mensagem de texto para o número 40199 e, no corpo da mensagem, conter apenas o código de endereçamento postal (CEP) do local.

Sair da versão mobile