Faxinal (PR) – A etapa de abertura para as principais categorias do Campeonato Brasileiro de Motocross, nesta sexta-feira (27/8), em Faxinal (PR), foi marcada por chuva, frio e pista escorregadia e com lama. O destaque entre os pilotos Honda veio da equipe Honda Circuit FK Racing, com o segundo lugar de Gustavo Pessoa na disputada corrida da MX1, acelerando a motocicleta CRF 450R.
Com a programação desta sexta-feira (27/8) interrompida devido ao término do horário limite estabelecido para a realização do evento, foram realizados apenas os treinos classificatórios e as corridas das categorias MX1 e MX2. A prova da Elite MX, que reúne os principais pilotos das duas classes, precisou ser adiada. A organização ainda irá definir se será possível encaixar a prova no cronograma deste sábado (28/8), além de confirmar a programação completa do fim de semana – o que inclui as disputas da segunda etapa do campeonato, com novas corridas para as classes MX1, MX2 e Elite MX.
Na bateria inicial da MX1, o segundo lugar de Gustavo Pessoa foi fruto de muita superação. O piloto está recuperado de uma lesão importante e recente. “Só de alinhar no gate eu já estava muito emocionado. Sair daqui com o segundo lugar é uma vitória para mim, é bem gratificante. Estou muito feliz em voltar a andar de Honda e agradeço à equipe Honda Circuit FK Racing e aos patrocinadores pelo trabalho incrível e por me trazerem de volta”, afirma o paulista.
Já os pilotos da equipe Honda Racing tiveram de lidar com contratempos na estreia da MX1. Hector Assunção começou o dia com o tempo mais rápido do classificatório e com o holeshot da corrida da categoria, também com a moto CRF 450R. “Estou feliz em voltar às competições. Larguei em primeiro e tinha tudo para fazer uma boa prova, mas meu escapamento quebrou e bateu no freio, o que me prejudicou. Mesmo assim, consegui terminar a corrida, pensando em garantir alguns pontos na classificação”, conta o paulista, décimo colocado na categoria.
A corrida da MX1 também não foi como Jetro Salazar esperava. “Não larguei bem e logo no começo da bateria tive um problema com os meus óculos. Parei para trocar e aí perdi posições. Finalizei na sexta posição, claro que não era o queria, mas temos mais dois dias de disputas e vamos buscar um melhor resultado”, diz o equatoriano bicampeão brasileiro de motocross.
Segundo colocado no classificatório da MX2, Leonardo Souza largou na frente na corrida da categoria. “A CRF 250R foi excelente no momento do holeshot, mas infelizmente sofri uma queda e consegui terminar em sexto lugar. É apenas o primeiro dia de um fim de semana cheio de atividades. Agora é aguardar como será nossa programação e se preparar”, comenta o catarinense.
Aniversariante do dia, Henrique Henicka fechou o classificatório em quinto e a corrida em oitavo lugar. “Poderia ter sido um dia bem melhor. Larguei em terceiro, mas tive duas quedas. A pista está muito lisa, com bastante canaletas, bem técnica”, ressalta o piloto mais jovem do time, que completou 17 anos. “Está sendo muito legal passar meu aniversário aqui com todos da equipe, em um fim de semana de competição. Tenho certeza de que o pessoal vai aprontar comigo”, conta o gaúcho, que está em seu primeiro ano no time oficial da Honda Racing.
A equipe Honda Racing de Motocross é patrocinada por Pro Honda, Fox, DID, Zeta e Seguros Honda.
Resultados
1ª etapa – 27/8 – Faxinal (PR)
Resultado – Corrida MX1
1 – #38 Fábio Santos
2 – #891 Gustavo Pessoa – Honda Circuit FK Racing – Honda CRF 450R
3 – #1 Paulo Alberto
4 – #127 Anthony Rodriguez
5 – #115 Carlos Campano
6 – #60 Jetro Salazar – Honda Racing – Honda CRF 450R
10 – #30 Hector Assunção – Honda Racing – Honda CRF 450R
Resultado – Corrida MX2
1 – #1 Lucas Dunka
2 – #97 Pepê Bueno
3 – #244 Marcello Leodorico
4 – #146 German Bratschui
5 – #109 Guilherme Bresolin
6 – #45 Leonardo Souza – Honda Racing – Honda CRF 250R
8 – #75 Henrique Henicka – Honda Racing – Honda CRF 250R
**Assessoria