Rádio Colmeia FM

Chuvas com vento trás prejuízos em toda a região

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

O tempo deu uma vira volta no final da tarde desta segunda-feira, 7 de setembro em todo o Estado do Paraná. União da Vitória e na cidade vizinha de Porto União os estragos foram grandes.

Nas duas cidades o tempo deu os primeiro alertas de chuva por volta das 21h, quando a comunidade pode ver vários relâmpagos, trovoadas e um forte vento. O vento era tanto, que os galhos das arvores foram parar longe e muita sujeira ficou espalhada pela cidade. Depois disso, uma forte chuva foi registrada em toda a cidade e região. Em muitos pontos teve falta de eletricidade e até a manhã desta terça-feira, 8, não foi restabelecido o fornecimento.

Com medo, muitos moradores passaram a noite acordados, pois muitas casas tiveram danos e telhas arrancadas. Só na manhã de hoje que a população pode ver os estragos no centro e bairros. Na praça Alvir Riesemberg, uma árvore caiu e várias placas de lojas foram danificadas.

No Morro da Cruz em Porto União, as antenas de comunicação de TV e internet, foram atingidas pelo vento que chegou a quebrar uma das torres, deixando várias pessoas sem o serviço de internet nesta terça-feira.

Em Porto União da Vitória, não foi registrado caso de pessoas feridas, ou que foram encaminhadas para atendimento médico por causa de chuva ou danos de residências.

 

Região:

 

Nas cidades vizinhas na região Sul do Paraná também foi registrado muita chuva e vento, trazendo danos matérias. Na cidade de General Carneiro, várias casas foram destelhadas e torres de comunicação foram derrubadas por causa do forte vento. Segundo a administração da cidade, não houve feridos.

Na Terra das Cachoeiras, Porto Vitória, a prefeita Marisa de Fátima de Souza, afirmou que os danos maiores foram no interior, onde muitas árvores caíram, havendo até destelhamento de casas. Na parte central da cidade não foi registrado nada grave.

A prefeita comenta sobre a situação na cidade e espera para o início da tarde um relatório da sua equipe, que esta no interior fazendo os levantamentos.

https://colmeia.am.br/wp-content/uploads/2015/09/MARISA-02-FALA-DA-CHUVA-EM-PORTO-VITÓRIA-MAS-SEM-PROBLEMAS-ATÉ-O-PRESENTE-MOMENTO.mp3?_=1

O prefeito da cidade Antonio Luis Szaykowski, esteve conversando com a equipe de reportagem da Rádio Colmeia, onde pode repassar as informações sobre a chuva na cidade de Cruz Machado.

https://colmeia.am.br/wp-content/uploads/2015/09/ANTONIO-01-FALADA-CHUVA-E-QUE-SÓ-TEVE-ALGUMAS-CASAS-DESTELHADAS-MAS-TUDO-CALMO.mp3?_=2

Foto: Igor Gregorio Inês Romaniv

Segundo informações, a situação pior foi na cidade de Mallet, onde uma forte chuva de granizo foi registrada. Segundo relatos de moradores e registro fotográficos, o tamanho do granizo pode ser comparado com uma bola de golfe. Na cidade, a prefeitura já está trabalhando com as equipes da Defesa Civil para fazer a entrega de lonas e um cadastro para ajudar as famílias.

Há poucos instantes, o vice-prefeito de União da Vitória, Jair Brugnago, esteve repassando as informações sobre a chuva em União da Vitória e o atendimento que esta sendo feito agora em várias partes da cidade.

https://colmeia.am.br/wp-content/uploads/2015/09/JAIR-BRUGANAGO-COM-BOA-TARDE-FALA-DA-CHUVA-EM-UVA-E-O-TRABALHO-QUE-ESTÁ-SENDO-FEITO-NESTE-MOMENTO.mp3?_=3

O prefeito de Porto União, Anízio de Souza, falou ao vivo no Jornal Colmeia, e falou sobre a situação da chuva na cidade e diz que foi informada da situação em Porto União, durante a noite pelo Corpo de Bombeiros.

https://colmeia.am.br/wp-content/uploads/2015/09/ANÍZIO-DE-SOUZA-FALA-DA-CHUVA-EM-PORTO-UNIÃO.mp3?_=4

 

Foto: Bruno Luz / Cidade de Paula Freitas

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia