Ícone do site Rádio Colmeia FM

Chuvas de granizo e ventos assolam a região.

O Meio Oeste de Santa Catarina sofreu com ventos e chuvas de granizo, neste sábado.

 Rio das Antas foi um dos municípios com danos mais significativos. Lavouras e pomares de pêssego, nectarina, maçã e outras frutas foram duramente afetados, especialmente na comunidade de Salto Rio das Pedras. Residências também sofreram destelhamentos. A falta de energia atrasou o acionamento do socorro. Em outra ocorrência, na Linha Zoller, um eucalipto arrancado pela raiz precisou ser removido para evitar risco de queda.

Fraiburgo e Lebon Régis também registraram estragos em pomares e plantações, reflexo da força do granizo que atingiu diversas propriedades rurais. Os prejuízos incluem danos em estruturas, telhados e áreas produtivas.

Em Caçador, apesar da forte chuva e vento, o granizo foi de menor intensidade. Mesmo assim, houve transtornos e acionamento de equipes de apoio para monitoramento de pontos sensíveis.

Já no Paraná, pedras de granizo do tamanho de ovos de galinha atingiram Guarapuava, durante um temporal registrado na tarde deste domingo. A chuva causou estragos em diversas casas e mobilizou equipes da Defesa Civil.

Segundo a Prefeitura de Guarapuava, a maioria das ocorrências foi por danos em telhados, principalmente em coberturas antigas ou com telhas finas, que não resistiram ao impacto das pedras de gelo.

Moradora do município, Alexandra da Luz Miranda Martins disse que as pedras eram do tamanho de ovos.

Também moradora da região, Sirlei Alves Belisaro teve o telhado da casa quebrado e relatou que as pedras foram enormes e que o temporal durou aproximadamente 15 minutos.

As equipes da Defesa Civil estão atuando em diferentes regiões, como Palmeirinha e a localidade de Coqueiros.

Também há equipes na logística para entrega de lonas e outros materiais emergenciais. A Secretaria de Obras informou que organiza uma equipe extra para reforçar o atendimento.

Sair da versão mobile