Rádio Colmeia FM

Ciahab realiza visitas para Horst II e continua Projeto Técnico Social no Horst I

 

Foto: Divulgação

Na manhã desta segunda-feira, 7, a Companhia Municipal de Desenvolvimento e Habitação (Ciahab), em parceria com a Secretaria de Obras, iniciou a colocação das 170 cestas de lixo no Conjunto Horst Waldraff I. O trabalho faz parte do Projeto Técnico Social desenvolvido para o conjunto. Em relação ao Horst II, as visitas continuam sendo realizadas e mais de 700 famílias já foram assistidas. A expectativa é que, as pessoas que não forem selecionadas para essas 244 casas possam, futuramente, estarem inseridas no projeto habitacional de 600 casas no bairro São Sebastião.

As lixeiras suspensas são de aço galvanizado e, de acordo com a diretora presidente da Ciahab, Marilda Pattene Machnicki, foram adquiridas com o objetivo de preservar o meio ambiente, garantindo que os animais soltos não espalhem, nas calçadas, o lixo depositado pelo morador. Outro cuidado é de que se evite a contaminação ou acidentes com objetos cortantes deixados sobre os passeios. Em relação ao projeto técnico social, Marilda explicou que é relativa às propostas apresentadas e aprovadas junto à Caixa Econômica Federal (CEF), com dinheiro destinado especificamente para este objetivo, que visa melhorar tanto a melhoria da estrutura individual quanto a socialização dos novos moradores.

Sobre o novo conjunto, Horst II, a obra está em fase avançada. A Ciahab, por meio das assistentes sociais, está visitando as famílias interessadas nessas habitações. A demanda vai superar o número de casa. Segundo a diretora presidente da Companhia, a CEF é que vai selecionar as famílias, conforme os critérios técnicos do Projeto Minha Casa Minha Vida. A boa notícia é que já está assinada a proposta que vai disponibilizar mais 600 moradias no bairro São Sebastião, sendo 350 na primeira fase e 250 na segunda.

Caso não seja contemplado no Horst II o interessado deverá procurar novamente a Ciahab e demonstrar interesse no Conjunto do São Sebastião. “O objetivo da administração do prefeito Pedro Ivo Ilkiv, e do vice Jair Brugnago, fornecer o maior número possível de casas”, acrescenta Marilda. “Possibilitando que as famílias tenham uma habitação com dignidade, longe de área de risco e pagando um pequeno valor”, completa. Ainda, outras 150 casas serão construídas no São Gabriel, tendo como foco a população da região Sul.