Rádio Colmeia FM

Ciclovia é alterada para a regulamentação de trânsito em Porto União

Foto: Divulgação

A equipe de Sinalização Viária, do Departamento Municipal de Trânsito de Porto União executa a nova sinalização na avenida dos Ferroviários, trecho entre a rotatória da Cabana até o trevo do 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado. O local conta agora com uma mudança na utilização da ciclovia, que passa a ter a faixa da esquerda (no sentido centro – bairro) para uso exclusivo de ciclistas e a da direita para uso dos pedestres, invertendo a disposição feita anteriormente.

Por esse motivo a equipe efetivou a colocação de novas placas e pinturas de sinalização na própria ciclovia. “A gente está procurando adequar ela como deveria ser: pedestre tem que estar o mais protegido possível”, explica o coordenador de Trânsito, Ivan Andrukiu.

Nos cruzamentos as pinturas já contem a inversão com a sinalização das faixas de pedestres e de ciclofaixa, nos principais cruzamentos.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro em seu artigo 29  “o trânsito de veículos nas vias terrestres abertas à circulação obedecerá às seguintes normas: (…) § 2º Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.”

Foto: Divulgação

Neste ano a segurança do pedestre é discutida de forma ampla, pois ganhou espaço durante a Semana Nacional do Trânsito com o tema: “Cidade para as pessoas: proteção e prioridade para pedestres”.

Existe uma lógica aplicada no trânsito “como pode se verificar em todos os locais onde existem ciclovias e ciclofaixas instaladas, de que, seguindo essa ordem decrescente, o pedestre deve ter seu lugar na parte extrema direita do sentido de tráfego”, confirma o diretor do Demutran, César Viganó.

Essa mudança foi objeto de indicação por duas vezes da Câmara de Vereadores, a alteração foi assunto de pauta do Conselho Municipal de Trânsito (Comutran) e foi aprovada, e agora como início do projeto de reurbanização das Avenidas Getúlio Vargas e dos Ferroviários a mudança está sendo implementada. “Estamos com um trânsito cada vez maior e se não tomarmos a medidas legais, técnicas e necessárias ele pode vir a se tornar pior, e não é isso que queremos”, disse Viganó.