O Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina, (Ciram), divulgou nota no final da manhã desta segunda-feira, 16 de maio, sobre o ocorrido na noite de domingo, 15, em Porto União.
O que aconteceu no interior de Porto União, em espacial nas localidades de Legru, Stenghel, Nova Galícia e Santa Maria, foi explicado no final da manhã desta segunda-feira, 16 de maio, por parte do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina, (Ciram). No primeiro momento com a chegada das informações tudo indicava que seria um tornado, mas no trabalho de pesquisa de imagens e vídeos foi confirmado que o que ocorreu foi um mini explosão em Porto União, que se fosse mais forte poderia ser um tornado.
O fenômeno atmosférico em escala local que pode causar ventos extremamente fortes. As microexplosões também são fenômenos com alto poder destrutivo e ventos que podem superar os 100 km/h e são mais frequentes do que os tornados. Estes fenômenos ocorrem quando a corrente descendente em uma tempestade é tão forte que chega ao solo causando destruição, fazendo com que o ar se espalhe em todas as direções,
Na imagem que temos em destaque a cidade de Porto União, temos a seguinte informação:
Um núcleo de tempestade severa atingiu Porto União e Ponte Alta do Norte, na Serra Catarinense, provocando ventos fortes próximos e acima de 100 Km/h.
As estações automáticas meteorolólogicas mais próximas desses municípios que mostraram uma queda significativas de pressão e rajadas fortes de vento na noite de domingo.
Na segunda imagem temos uma Ilustração de uma microexplosão