Ícone do site Rádio Colmeia FM

Claro Gustavo Jansson: O fotografo do Contestado

A cidade de Porto União, recebeu na noite de quinta-feira, 6 de abril, a abertura da Exposição do Fotografo, Claro Gustavo Jansson, que registrou imagens inéditas da Guerra do Contestado (1912 – 1916), no Sul do Paraná e Norte de Santa Catarina.

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

A Fundação Catarinense de Cultura esteve na noite de quinta-feira, 16, se reunindo com a equipe da Secretaria de Cultura de Porto União, para fazer a abertura oficial da Exposição Fotográfica de Claro Gustavo Jansson, com o titulo: O Fotografo do Contestado.

O evento de abertura contou com a presença do prefeito de Porto União, Eliseu Mibach, do vice-prefeito Percy Storck, e também, do vice-prefeito da cidade de União da Vitória Bachir Abbas, além da comunidade e de pessoas ligadas diretamente à cultura de Santa Catarina e de Porto União.

“Para nós da cidade vizinha de União da Vitória, é muito bom estar junto com a equipe da cultura de Porto União, que faz 100 anos de história. Diz que a cidade de Porto União já fez parte de terras de União da Vitória, e vamos juntos trabalhar para fazer das duas cidades, um local cada dia melhor. E nesta noite abrimos um espaço para mostrar a nossa história, nas imagens do fotografo Claro Gustavo Jansson”, afirmou Barchir Abbas.

Todas as imagens que estão para visitação no espaço do Armazém um da Estação União, foram obtidas com exclusividades pela professora aposentada e escritora, Rosa Maria Tesser, que fez o lançamento do seu livro com as imagens e histórias do trabalho de Claro Gustavo Jansson, que foi morador de Porto união, no período da Guerra do Contestado. “Quero agradecer a todos da cidade de Porto União, pelo carinho que estão recebendo a minha pessoa, como toda a equipe da Fundação Catarinense de Cultura. Estamos levando para todo o Estado de santa Catarina, este trabalho do fotografo Jansson, que fez história na fotografia e na história de Porto União e União da Vitória. No passado, a cidade de União da Vitória era chamada União da Victória (sic), e afirmo que para fazer este trabalho pesquisei muito e continuo pesquisado. Para ter acesso a todas as imagens do Jansson, tive que ir até o Estado de São Paulo, pois os seus familiares só me passariam as fotos se eu fosse buscar, e realmente levasse este trabalho para ser mostrado ao povo”, contou a professora Rosa Maria Tesser.

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Antes de o prefeito Eliseu dar oficialmente a abertura da exposição, o representante da Fundação Catarinense de Cultura, no ato representado pelo senhor Ivan Carlos Schmidt Filho, também agradeceu o apoio e atenção da Secretaria de Cultura de Porto União, por receber este trabalho nos 100 anos da cidade.

“Estamos trabalhando para fazer uma linda festa para marcar os 100 anos de Porto União, mas só podemos planejar o futuro da cidade vendo a nossa história, como está sendo possível nesta parceria com a Fundação Catarinense de Cultura com a exposição de fotografia de Claro Gustavo Jansson. E finalizo afirmando que dou como aberto a exposição”, finalizou o prefeito.

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Serviço:

A Exposição do Fotografo Claro Gustavo Jansson, ficará aberta desde o dia 7 de abril, até o dia 22 de abril, das 9h às 18h, no Armazém um da estação União, no lado de Porto União, com entrada gratuita. Já nos dias 21 e 22, a escritora Rosa Maria Tesser vai estar no espaço fazendo a venda do seu livro, com as imagens ao valor de R$ 80,00, com dedicatória.

Galeria de fotos de Marciel Borges/ Rádio Colmeia:

Sair da versão mobile