Ícone do site Rádio Colmeia FM

Com menos de 10 cm de altura, chihuahua dos EUA é o menor cão do mundo

Aos 2 anos de idade, a pequena Pearl é mais baixa do que um palito de picolé e tem 12,7 cm de comprimento — quase o mesmo que uma nota de dólar

Fotos: Guinness World Records

O menor cachorro do mundo nos dias atuais é uma chihuahua fêmea de 9,14 centímetros de altura, conforme divulgou o Guinness World Records neste domingo (9). A cachorra de 2 anos de idade, chamada Pearl (“pérola”, em inglês), vive nos Estados Unidos e é mais baixa do que um palito de picolé.

A pequena cadela tem estatura sete vezes menor do que a indiana Jyoti Amge, considerada a mulher mais baixa do mundo pelo Guinness. Com 12,7 cm de comprimento, a cachorra apresenta aproximadamente o mesmo tamanho de uma nota de dólar e pesa 553 gramas.

A minúscula chihuahua foi recentemente apresentada ao mundo em Milão, na Itália, no set do show de talentos televisivo Lo Show Dei Record. Ela foi carregada para o palco pela dona, Vanesa Semler, em um opulento assento em forma de ovo de Páscoa, recebendo aplausos arrebatadores.

A tutora de Pearl disse ao apresentador do programa, Gerry Scotti, que a cachorra é “um pouco diva”. Ela gosta de comer comida de alta qualidade, como frango e salmão, e adora “se vestir bem”.

Nascida em 1º de setembro de 2020, Pearl é “sobrinha” da cadela recordista anterior, a chihuahua Miracle Milly (9,65 cm; 3,8 pol.), que morreu em 2020. Assim como sua tia, a pequena “diva” tinha menos de 28 gramas ao nascer.

“Somos abençoados por tê-la”, diz a dona de Pearl, em comunicado do Guinness. “E ter esta oportunidade única de quebrar nosso próprio recorde e compartilhar com o mundo esta notícia incrível.”

O tamanho pequeno da cachorra foi calculado no mesmo hospital em que ela nasceu, o Crystal Creek Animal Hospital, em Orlando, na Flórida.

Seu veterinário, Giovanni Vergel, mediu a altura de Pearl três vezes consecutivas, com intervalos curtos entre cada uma, partindo da base da pata dianteira até o topo da cernelha (a crista entre as escápulas, entre os ossos do ombro e a base do pescoço).

Além da chihuahua, Semler tem outros três cachorros, mas todos de tamanho “normal”. A tutora considera sua mascote “pequena como uma bola” e diz que ela é um pouco mais alta que uma xícara de chá.

A dona afirma se divertir muito junto da cachorrinha, mencionando sua recente viagem de compras em Milão. Por mais incomum que pareça para uma chihuahua (a raça é popularmente conhecida por seu comportamento estressado), a cadelinha é calma e não se intimidou com a exposição de estar em um palco diante do grande público do Lo Show Dei Record.

Apesar de Pearl ser fisicamente pequena, ela tem personalidade forte, como provou quando comandou sem esforço o palco em Milão. Apesar de já ter mais de 2 anos, ela ainda é “uma criança no coração”, segundo a dona.

Sair da versão mobile