Ícone do site Rádio Colmeia FM

Com seis prefeitos eleitos, PL lidera número de prefeituras no Planalto Norte Catarinense

Juliana Maciel eleita em Canoinhas, dr Caio eleito em Rio Negrinho, Tomazini em São Bento do Sul, dr Juliano eleito em Porto União, Ivan Rech eleito em Itaiópolis, Tafarel eleito em Papanduva. Foto: JMais

Os resultados das urnas nas eleições de 2024 no Planalto Norte colocam o PL como o partido à frente do maior número de prefeituras a partir de 2025. O novo mapa político do PL com seis prefeituras na região, o dobro do MDB, que fez três prefeituras. Os outros três municípios serão comandados pelo PSDB, Podemos e PSD.

TRÊS BARRAS

Em Três Barras, às 18h, Ana Cláudia Quege, do MDB, foi a primeira oficialmente eleita na região. Ela teve o maior percentual de votos do Planalto Norte. A candidata venceu com 82,8% dos votos. Ana Cláudia já administra o município desde o ano passado, depois que o então prefeito, Luiz Shimoguiri, foi preso na Operação Mensageiro. Ana era sua vice. Porém, é a primeira vez que uma mulher eleita nas urnas assume o cargo de prefeita do Município.

CANOINHAS

Juliana Maciel Hoppe, do PL, foi reeleita com 52,7% dos votos. Ele já havia sido eleita anteriormente na eleição extemporânea de 2022 e ficou à frente do Executivo por cerca de um ano e meio.

SÃO BENTO DO SUL E RIO NEGRINHO

O segundo maior percentual de votos foi cravado em São Bento do Sul. Tomazini, do PL, foi reeleito com 81% dos votos. Em Rio Negrinho, dr Caio, também do PL, foi reeleito com 58,36% do total de votos.

PORTO UNIÃO

Derrotando o candidato governista Célio Tucano com apenas 3% de diferença, dr Juliano, do PL, foi anunciado como novo prefeito de Porto União com 49,85% dos votos.

MONTE CASTELO

Em Monte Castelo, Sirineu Ratochinski, do Podemos, venceu com 44% dos votos e vai governar a cidade pela terceira vez. Ele derrotou a candidata do atual prefeito, Clevia Massaneiro (PSDB). Sirineu foi prefeito de Monte Castelo entre 2000 e 2008.

ITAIÓPOLIS

Em Itaiópolis, Ivan Rech, do PL, venceu com 60,6% dos votos.

MAFRA

Em Mafra, o atual prefeito Emerson Maas, do MDB, foi reeleito com 66,3% dos votos. Ele derrotou três candidatos, entre eles a vice-prefeita, Celina Dittrich (Podemos).

IRINEÓPOLIS

Em Irineópolis, Juliano Pereira, do PSDB, vai governar o município pela terceira vez. Ele fez 54,7% do total de votos.


PAPANDUVA

Em Papanduva, o vereador Tafarel, do PL, foi eleito prefeito com 67,8% dos votos.

MAJOR VIEIRA

Major Vieira será administrada nos próximos quatro anos por Aline Ruthes, do PSD. É a primeira vez que uma mulher governará a cidade. Ela obteve 36,7% dos votos.

BELA VISTA DO TOLDO

Em Bela Vista do Toldo, o ex-vice-prefeito Carlinhos Schiessl, do MDB, foi eleito com 41,3% dos votos.

No Estado, PL também levou a melhor

Conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o PL foi a legenda que mais fez prefeitos no Estado, com 90 prefeituras, sendo três das dez maiores: Blumenau, Itajaí e Palhoça. Ao comparar com 2020, o crescimento foi de 221,42% — naquele ano, o partido fez 28 chefes do executivo.

Em seguida, vem o MDB com 70 nomes. No entanto, o partido, que é um dos mais tradicionais do Estado, teve uma queda de 27% no número de prefeituras ao comparar com o resultado de 2020. Naquele ano, foram 96 cidades — a maior quantidade em Santa Catarina.

Por fim, o terceiro partido com o maior número de prefeituras em 2024 é o PP, com 53, uma a mais que em 2020, quando foram 52.

Já o PSD, que terminou com 41 prefeituras, garantiu a vitória de candidatos em quatro das 10 maiores prefeituras do Estado: Florianópolis, São José, Chapecó e Criciúma.

**JMais

Sair da versão mobile