Ícone do site Rádio Colmeia FM

Comando da PM discute implementação do decreto de situação de emergência

Imagem de Adriano Dziduk / Rádio Colmeia

O Comando da Polícia Militar de Porto União reuniu no início da tarde desta quarta-feira, dia 18, as autoridades municipais de Porto União e também de União da Vitória e dirigentes e Lojistas, para tratar da implementação do decreto de Situação de Emergência em Santa Catarina, publicado na noite de ontem, que traz diversas restrições a serem adotadas pela população como suspensão de diversas atividades, fechamento de comércios e outras.

De acordo com o Comandante da 1ª Cia. da PMPU, Capitão Paulo Ricardo Galle, são diversas as medidas que passam a valer a partir desta quinta-feira para resguardar a população.

 

https://colmeia.am.br/wp-content/uploads/2020/03/galle.mp3?_=1

 

Eliseu Mibach, prefeito de Porto União, destacou como é fundamental o bom senso e a tranquilidade da população, pois a situação está sobre controle. “Não tem necessidade de correr na farmácia fazer estoque de medicamento; não tem necessidade de correr no supermercado ou de ir aos postos de combustíveis permanecer com o tanque cheio, porque está tudo funcionamento normalmente. O abastecimento será normal, as BR’s não serão fechadas, os mercados serão abastecidos normalmente, assim como as farmácias. Então é importante deixar a oportunidade de que cada um possa comprar um pouco, pois se uma pessoa vai lá e compra todo estoque de álcool em gel, as demais pessoas não terão. Então vamos com calma, pois a situação está totalmente sobre controle”, destacou Mibach.

Imagem de Adriano Dziduk / Rádio Colmeia

Representando União da Vitória, o vice-prefeito Bachir Abbas, enfatizou que os trabalhos em conjunto se fazem necessários, pois se trata de um bem para o coletivo. Destacando que as medidas adotadas em União da Vitória, mexem com o dia-a-dia da população, mas para o momento são necessárias serem realizadas e é importante a população estar ciente disto. “Estamos tentando preservar vidas e a saúde, mas também nos preocupamos com a parte econômica das pessoas e estamos tentando justamente, de forma consciente, chegar em um denominador comum”, comentou Bachir.

O decreto dado pelo Governado Carlos Moises, destaca que certos comércios terão que fechar as portas e assim destacou o Prefeito de Porto União. “O comércio pode continuar atendendo, desde que seja de portas fechadas, realizando somente os serviços realmente necessários e as entregas, para que assim não prejudique totalmente o comercio local”.

O município de Porto União também disponibilizará a partir das 18h em seu site, um decreto suspendo a partir de amanhã, 19 de março, eventos esportivos, aulas e outras atividades.

Como será o papel da PM:

Imagem de Adriano Dziduk / Rádio Colmeia

O Capitão Ricardo Galle na oportunidade, confirmou que a Policia Militar ficará responsável pela fiscalização dos parágrafos decretados pelo Governador do Estado, principalmente na questão de fechamento de comércios não essenciais. “A população não precisa se desesperar, pois o principal objetivo desse decreto é evitar aglomerações, então se houver o desespero em massa, as aglomerações são maiores ainda (…) e jamais serão fechados os comércios que sejam essenciais, como de saúde e alimentação”.

Lojas de vestuários ou de produtos que não possuem consumo diário, atividades de serviços privados e públicos não essenciais, transportes intermunicipais ou interestaduais, assim como hospedagens em hotéis, terão suas atividades suspensas por sete dias. Enfatizando que os que não cumprirem a determinação, poderão ser autuados, podendo haver detenção.

Sair da versão mobile