Ícone do site Rádio Colmeia FM

Começa coleta de amostras para Concurso dos Melhores Vinhos e Sucos de Uva do Planalto Norte Catarinense

Participação é gratuita e podem participar produtores de 13 cidades da região

Foto: Arquivo/IFSC Canoinhas

Está aberto o prazo de inscrições e coleta de amostras para o Concurso dos Melhores Vinhos e Sucos de Uva do Planalto Norte Catarinense 2023. A coleta das amostras (duas garrafas de 750ml por inscrição) será realizada por extensionistas da Epagri até 31 de agosto.

O concurso tem quatro categorias: vinho de mesa tinto, vinho de mesa branco, vinho de mesa rosé e suco de uva tinto. Cada produtor poderá inscrever quantos amostras quiser, inclusive na mesma categoria ou de safras diferentes. 

Para se inscrever, o produtor precisa ter elaborado um mínimo de 50 litros na categoria desejada. É importante lembrar que o produtor de vinho ou suco não precisa, necessariamente, ser o produtor da uva, o que viabiliza a participação dos produtores urbanos e vinícolas artesanais.

A participação é gratuita, e podem participar produtores de Bela Vista do Toldo, Campo Alegre, Canoinhas, Irineópolis, Itaiópolis, Mafra, Major Vieira, Monte Castelo, Papanduva, Porto União, Rio Negrinho, São Bento do Sul e Três Barras. 

Em sua quinta edição, o Concurso dos Melhores Vinhos e Sucos de Uva do Planalto Norte Catarinense é realizado pelo Câmpus Canoinhas do IFSC em parceria com a Epagri e a Embrapa Clima Temperado – Estação Experimental de Canoinhas.

>> CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O REGULAMENTO

As análises sensorial e físico-química das amostras estão programadas para setembro. A seleção dos três melhores de cada categoria será feita por uma equipe de especialistas em vinhos, como sommeliers, enólogos e engenheiros agrônomos. O resultado será divulgado no dia 30 de setembro, durante o Encontro Regional da Cultura da Videira.

Ao final do concurso, todos os produtores participantes receberão laudo físico-químico das amostras apresentadas, relatórios individuais com os comentários dos jurados sobre os valores obtidos (se estão de acordo com a legislação e os índices considerados ideais) e recomendações técnicas para qualificar ainda mais a produção.

**Via JMais

Sair da versão mobile