Ícone do site Rádio Colmeia FM

Comércio de SC mantém tendência de alta e cresce 7,2% em outubro

Foto: Ricardo Trida/Secom

O volume de vendas do comércio varejista de Santa Catarina registrou alta de 7,2% em outubro na comparação com o mesmo período do ano passado. Com a elevação, a taxa de crescimento acumulada do ano subiu para 4,2% no comércio varejista. Já no comércio varejista ampliado, que inclui mais produtos, o crescimento em 2024 é de 7,9%. Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada pelo IBGE nesta quinta-feira, 12. 

O resultado de outubro coloca Santa Catarina acima da média nacional. Enquanto o comércio varejista do Brasil registra elevação de 6,5%, no estado o crescimento foi de 7,2%. Já no acumulado do ano, a média brasileira do comércio varejista ficou maior do que a catarinense. No entanto, no varejo ampliado o crescimento de Santa Catarina é de 7,9%, contra 4,9% da média nacional. O desempenho positivo no varejo ampliado é puxado pelo setor de veículos e peças (+20%) e de atacados (+6,5%).

“A população no estado está empregada e por isso tá podendo gastar mais. As pessoas estão conseguindo equipar a casa, ter o carro. Isso só faz a nossa economia girar e crescer. E a gente vai continuar trabalhando para atrair mais investimentos e a gerar mais oportunidades em Santa Catarina”, afirmou o governador Jorginho Mello.

A maioria dos segmentos do comércio catarinense registra crescimento de vendas entre janeiro e outubro de 2024. O setor de móveis e eletrodomésticos, por exemplo, soma alta de 10,5%. Já a venda de artigos farmacêuticos, perfumaria e cosméticos cresceu um pouco mais, 12,8%. Segmentos como supermercados, com alta de 5%, e equipamentos de informática e de escritório, com variação de 5,5%, também têm saldo positivo. 

O secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck, vê o crescimento com otimismo. “Dos 14 segmentos analisados no comércio ampliado, 11 registram elevação ao longo de 2024 e apenas três oscilaram negativamente. Nosso comércio está com bom desempenho e ainda teremos os resultados de Natal, bem como de Ano Novo, quando o setor fica aquecido. Além da movimentação econômica, Santa Catarina ganha muito com a geração de empregos do setor”, analisou.

Sair da versão mobile