“Sem palavras”, está foi à palavra mais dita por todos que estavam no ginásio de esportes do distrito de São Cristóvão na manhã desta segunda-feira, 16, prestando a sua última homenagem, e se despedindo das vitimas do acidente na Serra Dona Francisca, ocorrido no sábado, 14.
Por volta das 9h30, as urnas eram levadas uma a uma até o carro do Corpo de Bombeiros de União da Vitória. Como na noite de domingo, 15, nesta manhã, não foi diferente, muitas pessoas estiveram presentes.
Ás 10h04, o carro do Corpo de Bombeiros chegou ao cemitério do distrito de São Cristóvão, onde foram sepultados 11 corpos.
Chegada dos corpos:
Passado das 20h30, o caminhão que saiu da cidade de Joinville, por volta das 15h30, chegou ao ginásio de Esportes da Uniuv, onde foi feito a entrega oficial a Defesa Civil do Porto União da Vitória, e para as equipes das funerárias que na sequência fez o trabalho de encaminhamento para os pontos, onde foram feitos os velórios.
Menos de uma hora o caminhão de uma empresa de Joinville, deixou o local, e seguiu viagem para a cidade de destino.
Segundo informações repassadas pela Defesa Civil de Porto União, os corpos estavam em bolsas pretas e com a identificação como nome e numeração de identificação.
Por volta das 23h, do domingo, os primeiros três corpos chegaram ao ginásio de esportes do distrito de São Cristóvão. Segundo a Polícia Militar de União da Vitória, cerca de 2.500 pessoas estavam no espaço para prestar a sua homenagem. Já às 00h22 desta segunda-feira, 16, mais dois corpos chegaram, e foi feito o mesmo trabalho de recebimento dos corpos durante a madrugada.
Quem estava no ginásio em São Cristóvão, não acreditava que um grave acidente realmente tinha ocorrido, mas quando as primeiras urnas chegaram ao local, “a ficha”, realmente caiu e muitas pessoas choravam, gritavam que não acreditavam na morte de seu familiar e num gesto solidário abraços e palavras de conforto.
Despedida:
O momento que as famílias não queriam que chegasse foi o mais difícil de todos. Pontualmente 9h da manhã desta segunda-feira, 16, as urnas começaram a ser levadas para os caminhões do Corpo de Bombeiros de União da Vitória e Porto União.
O cortejo teve inicio, e muitas pessoas seguiram os veículos oficiais de carro ou a pé. O cortejo teve uma duração de uma hora até a chegada ao cemitério do distrito de São Cristóvão.
No cemitério a dor foi maior ainda, quando foi dado inicio o tramite de fechamentos dos túmulos. Todas as urnas levaram rosas vermelhas em sinal de amor, carinho e de muitas saudades.
A tragédia em Imagens: