Ícone do site Rádio Colmeia FM

Complexo poliesportivo no bairro São Gabriel é denominado complexo Viviane Pimentel da Costa

Imagens: Câmara de Vereadores de União da Vitória

Na noite de segunda-feira, 5, aconteceu a 22ª Sessão da Câmara de Vereadores de União da Vitória. Devido aos cuidados de distanciamento com o Covid-19 não houve público presente, sendo a sessão transmitida ao vivo pela internet. O vereador Emerson Lourenço Litwiinski (PTC) acompanhou a sessão ao vivo, já o vereador José Pedro Walck (PSDB) esteve ausente por motivos de saúde.

O vereador Waldir Luiz Cortellini (PSB) fez uso do Grande Expediente e o discurso foi voltado às causas da Sanepar, onde Cortellini relembrou que desde 2013 os problemas acontecem junto à promessas de melhorias apontando diversas localidades sem fornecimento de água tratada, na expectativa da realização de um Projeto para beneficiar mais de 114 famílias.

Indicações

O Vereador Waldir Luiz Cortellini (PSB) para um Ponto de Ônibus na localidade do Rio Vermelho; fizeram indicações para pavimentação asfáltica os Vereadores José Pedro Walck (PSB) em duas Ruas do Bairro São Basílio Magno; André Cristiano Henik (SDD) no Bairro Cidade Jardim; Ednilson de Godoy (PV) no Bairro Cidade São Joaquim.

A vice-presidente da Mesa Alandra Roveda Grando (PL) solicitou providências através de passarela e área de lazer no terreno doado pelo Sr. Nelson Straube, na esquina da Avenida Paula Freitas próximo ao início da Ponde José Richa no Bairro São Cristóvão e indicou também os passes livres para pacientes oncológicos em tratamento.

André Henik (SDD) também indicou a necessidade de manutenção da iluminação no Parque Linear e a vereadora Thays Bieberbach (PT) indicou ao Executivo para apresentação da Lei que institui a Política Municipal de Combate e Erradicação da Pobreza Menstrual no Município, de forma a dar suporte à mulheres em situação de carência neste sentido.

Em 2ª discussão foram aprovados em unanimidade os Projetos de Lei Ordinária: 24/2021 que declara de utilidade pública a Cáritas Diocesana de União da Vitória; 25/2021 que declara de utilidade pública a Associação de Assistência às pessoas que precisam de equoterapia de União da Vitória;
29/2021 que dispõe sobre alteração da Lei n.o 4923 de 20 de maio/2021, que autoriza a concessão de auxílio emergencial aos permissionários de transporte escolar, público e privado, taxistas, em virtude dos impactos sociais e econômicos da pandemia de Covid-19, e dá outras providências.

Em 1ª discussão foram aprovados por unanimidade os Projetos de Lei Ordinária: 21/2021 que dispõe sobre instituir o Dia Municipal da Conscientização do Autismo no Calendário oficial de Datas e Eventos do Município; 27/2021 que denomina de Viviane Pimentel da Costa, o complexo poliesportivo situado na Praça Fredolino Hobi no Bairro São Gabriel. Viviane trabalhava em Indústria de União da Vitória e faleceu num trágico acidente no Bairro São Bernardo deixando marido e duas filhas. A mãe de Viviane e uma de suas filhas estiveram presentes e acompanharam a votação.

Entre os requerimentos, os vereadores Cortellini (PSB), Celso Carlos Rocha (MDB), Ednilson de Godoy (PV), José Pedro Walck (PSB), Sidney Lorensini (PSD) e Valdecir José Ratko (DEM) solicitaram o Projeto Meu Campinho no Bairro São Sebastião; o presidente da mesa Cordovan Frederico de Melo Neto (PP) requereu pavimentação asfáltica no Bairro Ouro Verde; Valdecir José Ratko (DEM) e Anderson Cardoso (PROS) requerem reforma no Ginásio Benedito Albino no Bairro Bento Munhoz; Emerson Lourenço Litwinski (PTC) solicitou a prestação de contas do primeiro semestre de 2021 ao Presidente da Casa de Leis, quando em discussão Cordovan salientou que preza pelo mesmo objetivo, que inclusive neste primeiro semestre já foi feito um paralelo em relação à economia que foi referência em 2017 e segue no mesmo intuito da época.

Neto lembrou ainda que o Portal da Transparência está sempre com todas essas informações disponíveis à toda população, que o contador da Câmara também está à disposição e que faz questão de sempre manter todos cientes neste quesito.

A Moção de Aplausos foi proposta pelo Vereador André Henik (SDD) que homenageou os Pastores Luis Renato Valles e Mirela Bellome Valles que estiveram à frente da 1.a Igreja do Evangelho Quadrangular.

A Palavra Livre foi explorada pelos vereadores Alandra Roveda (PL) que explorou o assunto Sanepar enfatizando que esteve em local embaixo da Ponte José Richa, onde constam algumas peças que seriam colocadas em baixo do rio com tubulação de esgoto.

A vereadora disse que esteve na Sanepar levando ofício e não recebeu informação nem o Projeto solicitado e que continuará a fiscalizar para que o Projeto seja apresentado. O vereador Godoy também utilizou a palavra ressaltando todos os projetos que sempre defende em prol de pessoas portadoras de necessidades especiais.

Thays Bieberbach (PT) ressaltou a importância da solicitação que fez para dar suporte às mulheres carentes; Ratko (DEM) lembrou que os espaços públicos no momento não estão sendo utilizados, mas que devem ser conservados. Anderson (PROS) comentou sobre a depressão na PR 447 próximo à São Domingos.

André falou sobre o Projeto de Lei que deu entrada na Casa de Leis e entrará em votação na próxima semana, com conteúdo estratégico para a dinamização da vacinação de forma eficiente, visto que algumas vezes acontece de a pessoa ir vacinar-se e acabar não sendo vacinada no momento devido ao risco de perder o produto por falta de pessoas para utilizar o frasco todo, já que a mesma pode estragar em poucas horas.

Cordovan finalizou a Sessão agradecendo aos colegas e parabenizando por Projetos tão importantes ao Município, desejando melhoras de saúde ao Vereador José Pedro Walck e chamando para a Sessão Extraordinária, realizada em seguida. Na Sessão Extraordinária foi aprovado pela Equipe o Projeto 12/2021 que dispõe sobre as diretrizes para elaboração da Lei Orçamentária para o Exercício de 2022 e dá outras providências.

Sair da versão mobile