Ícone do site Rádio Colmeia FM

Comunidade carente será a meta da cultura de União da Vitória

 

Foto: Divulgação

 

A Fundação Municipal de Cultura de União da Vitória continua sendo comandada por Delbrai Augusto Sá.

Delbrai que é diretor presidente da Fundação de Cultura há 10 anos, explica que as ações culturais da administração do prefeito Pedro Ivo Ilkiv e de seu vice, Jair Brugnago, devem atender, principalmente, à comunidade carente.

Para isso, ele diz que muitos projetos desenvolvidos e parcerias firmadas durante o período em que está à frente da Fundação de Cultura, serão mantidos e ampliados. E outros serão criados.

Entre as atividades propostas estão aulas de dança, música, teatro, projetos de incentivo à leitura, entre outras.

O diretor presidente destaca ainda que, a Fundação de Cultura é responsável pela administração do Cine Teatro Luz, Biblioteca Municipal José de Alencar, Biblioteca Cidadã Professora Edy Santos da Costa e Arquivo Histórico Municipal.

 

Projetos mantidos

 

Delbrai conta que o projeto Primeira Audição e Estação da Música, destinado às escolas públicas municipais e estaduais, que consiste em aulas de música, com instrumentos de percussão e sopro será mantido.

Em relação ao projeto Núcleo de Dramaturgia do SESI, ele diz que deve ser ampliado. A intenção é permanecer com as aulas de dramaturgia e trazer também para União da Vitória um curso de encenação.

O projeto Rede Luz, realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Museu da Imagem e do Som também prossegue.

Neste projeto, as imagens são geradas pela TV Educativa e repassadas para os treze cinemas do interior do Estado, que foram reformados por meio do projeto Velho Cinema Novo.

Outro projeto que terá continuidade é A gente não quer só Cinema, desenvolvido em uma parceria com a APP Sindicato.

 

Novos projetos

 

Um dos projetos a ser criado é o Primeiras Canções. Por meio dele, serão ministradas aulas de violão para crianças e jovens carentes. Ainda será elaborado um projeto para adquirir esses violões.

Outro projeto, denominado Primeiras Leituras, será desenvolvido em parceria com a Fundação Municipal de Saúde (Fusa).

A intenção é instalar três bibliotecas itinerantes, em três pontos que atendam a saúde no município.

A proposta é que, a pessoa que for fazer uma consulta, por exemplo, veja os livros, escolha um para ler e leve o material para casa. A pessoa terá um prazo para fazer a devolução.

Mais um projeto a ser criado é Primeiros Passos, que consiste, entre outras atividades, em aulas de dança.

Para as crianças serão ministradas aulas de balé e para jovens aulas de dança contemporânea.

 

Museu Histórico Professor Aniz Domingos

 

Quanto ao Museu Histórico Professor Aniz Domingos, o diretor presidente diz que deve ser inaugurado em março deste ano, durante as festividades de aniversário do município.

Ele conta que o Arquivo Histórico Municipal, que funciona ao lado da Fundação de Cultura, deve ser transferido para o Museu.

Para organizar esses materiais, Delbrai pretende trazer o Conselho Estadual de Museus (Cosem).

 

Cine Teatro Luz

 

Sobre o Cine Teatro Luz, o diretor presidente diz que estão sendo realizados reparos nos sistemas de som e luz e nas cadeiras.

E as sessões de filmes comerciais serão retomadas, em fevereiro.

Delbrai observa que a manutenção do Cine Teatro Luz é muito cara, portanto, quando este espaço for utilizado por empresas e entidades para a realização de eventos que não sejam de caráter filantrópico, será cobrada uma taxa.

Sair da versão mobile