Rádio Colmeia FM

Conferência de Assistência Social é realizada em Porto União

Foto: Divulgação

A VII Conferência Municipal de Assistência Social de Porto União foi realizada na quarta-feira, 24, no Clube 25 de Julho. O encontro teve como tema Consolidar o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) Rumo a 2026. O prefeito Anízio de Souza participou da abertura do evento que seguiu até o final da tarde com palestras e discussões em grupo.

A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Marcia Caus, afirmou que o município tem acompanhado desde o início as transformações do assunto no Brasil. “Por muito tempo a assistência social foi entendida como assistencialismo, com a consagração da constituição de 1988 a assistência social passou a fazer parte da seguridade social, juntamente com a saúde e a previdência social, tornou-se assim um direito ao cidadão que dele necessitar, não só uma boa vontade”, afirma. Hoje a assistência social tem um caráter de política de prevenção social e pode responsabilizar o estado a garantir os mínimos sociais para a população.  “É importante esse encontro de hoje para refletirmos sobre esse processo, a consolidação do SUAS em Porto União, sobre os direitos já garantidos e avaliarmos a situação atual para melhorias a aperfeiçoamento desses serviços”, coloca Márcia.

O secretário de Desenvolvimento Social, Marco Vieira enfatizou a presença das pessoas interessadas em contribuir com a melhoria do trabalho da assistência social no município. “Agradeço e parabenizo também a toda a equipe da secretaria que se empenhou na organização desse evento”, disse.

Anízio de Souza falou da importância em discutir o assunto. “Tenho certeza de que no dia de hoje os assuntos discutidos vão enriquecer muito o trabalho de cada um. Com essas conferências e com aquilo que vocês irão propagar, a partir disso é que vai haver mais entrosamento, mais participação das pessoas nessa área. Parabéns a todos que estão aqui hoje, pois isso demonstra a vontade de fazer isso acontecer”, afirmou.

O trabalho do dia seguiu com a coordenação da doutora em assistência social, Maria Luiza Milani discutindo o lema da conferência: Pacto Republicano no SUAS rumo a 2026: o SUAS que temos e o SUAS que queremos.

Foto: Divulgação

O assunto foi dividido em cinco eixos, que foram discutidos pelos grupos formados durante a tarde.

 

Dignidade humana e justiça social – princípios fundamentais para a consolidação do SUAS, pacto federativo.

 

Participação social como fundamento do pacto federativo no SUAS.

 

Primazia da responsabilidade do estado: por um SUAS Público, Universal,

 

Republicano e Federativo.

 

Qualificação do Trabalho no SUAS.

 

Assistência Social é direito no âmbito do pacto federativo.

 

Ainda no final do encontro foram escolhidos os delegados que participam da Conferencia Estadual de Assistência Social.

 

 

Via comunicação Prefeitura de Porto União.