Rádio Colmeia FM

Conferência de Meio Ambiente é realizado em União da Vitória

 

Foto: Divulgação

 

A 1ª Conferência Municipal de Meio Ambiente, realizada na sexta-feira, 5, na Uniuv, serviu para o apontamento de propostas para o setor e divulgação das ações idealizadas. Além dos grupos de trabalho, também foram explicadas as estratégias para organizar o sistema de coleta seletiva de resíduos sólidos, por meio de uma Cooperativa de Agentes Ecológica em fase de constituição oficial.

O prefeito de União da Vitória, Pedro Ivo Ilkiv, mencionou as ações efetivas que serão executadas no setor. O prefeito citou a equipe do projeto EcoCidade, sob coordenador de Sidnei Cieslak, e participação efetiva da professora Lisandra Kaminski, que terão a responsabilidade de organizar todo o sistema de trabalho da cooperativa. Ele mencionou o curso do Instituto Federal do Paraná, já em execução, que dará o aparato informativo necessário sobre as formas de trabalho coletivo, normas de atuação e orientação técnica para 40 agentes ecológicos.

Pedro Ivo destacou o trabalho de Sidnei Cieslak para iniciar todo esse sistema e orientar a constituição da cooperativa que, gradativamente, vai trabalhar com autonomia. A prefeitura recebeu do Estado do Paraná o antigo Terminal de Calcário e está adequando o local, tanto para recebimento, seleção e comercialização dos materiais quanto para dar dignidade aos trabalhadores, com instalação de restaurante e chuveiros, além de fornecer o transporte aos agentes, até o local.

 

Outras propostas ambientais:

 

O prefeito falou sobre a criação do Parque Linear que, além de uma área de lazer, terá portais. Um próximo a Uniuv e Uniguaçu, outro perto do CTG com ampla área de estacionamento e um terceiro nas proximidades da Ponte dos Arcos. O intuito é aliar preservação com ofertar de equipamentos de lazer, esportes e bem estar.

De acordo com Pedro Ivo, a prefeitura fará a demarcação de área de preservação permanente, tanto do rio Iguaçu quanto de seus afluentes, mantidas com roçadas mensais. “Essa será uma ação concreta da administração quanto à questão ambiental”, relatou. O objetivo é realocar as famílias dessas regiões, atingidas por enchentes de pequenas proporções, estando em áreas irregulares ou mesmo detendo propriedade.

 

Novo Contrato com a Sanepar:

 

No novo contrato com a Sanepar, a prefeitura vai receber, conforme cronograma previsto no documento, um repasse mensal de aproximadamente R$ 30 mil para ser revertido num fundo de meio ambiente. Somados aos Royalties da Usina de Foz de Areia, mais a canalização de multas e taxas, será constituído um sistema de recompensa para quem preserva nascentes de água. Pedro Ivo observa que cerca de 800 propriedades poderão ser incluídas no programa e receber até R$ 2.400,00 por propriedade, todo ano, independentemente do número de nascentes existentes.

O prefeito sinalizou a criação da secretaria municipal de Meio Ambiente para o ano de 2014. Participaram do evento o vice-prefeito, professor Jair Brugnago, os secretários de Agricultura, Marco Antonio Coradin, e Planejamento, Jamar Rossoni Clivatti, os vereadores Luilson Batata, Waldir Luiz Cortellini e Ziliotto Daldin. Além de outras autoridades, representantes da sociedade civil, acadêmicos da Uniuv e alunos de Curso Técnicos ligados ao setor ambiental.