Rádio Colmeia FM

Conferência Municipal de Educação é realizada em União da Vitória

 

Foto: Divulgação

 

A abertura da Conferência Municipal de Educação de União da Vitória foi realizada na noite quinta-feira, 20, no Cine teatro Luz. O evento contou com a participação de autoridades, representantes das instituições de ensino público e privado e educadores. Além de uma apresentação dos alunos da Escola Municipal Maridalva Palamar, a professora Andrea Gouveia, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), ministrou palestra referente aos desafios para a efetivação do Plano Nacional de Educação.

O secretário municipal de Educação, Célio Calikoski, fez um relato dos avanços da Educação no País e destacou a importância da participação de todos para a  elaboração de propostas que contribuam para a que a área educacional tenha cada vez mais qualidade. “Todos devem fazer parte desta construção”, ressalta.

Para o juiz de Direito da Vara da Infância e da Juventude da Comarca de União da Vitória, Carlos Eduardo Mattioli Kockanny, embora ainda haja muito a se fazer pela Educação, no município, “estamos na frente de muitas regiões do Paraná”.

O magistrado ainda elogiou o trabalho que vem sendo realizado pela administração municipal, principalmente, no setor educacional. Ele defende que, União da Vitória é administrada por autoridades que, efetivamente, trabalham em prol dos interesses públicos.

Por sua vez, o vice prefeito, Jair Brugnago, que também é educador, ressaltou que o juiz, ao lado do promotor, Julio Ribeiro de Campos Neto, é uma referência na região, no combate a evasão escolar.

Para ele, a Conferência é a oportunidade para que as pessoas que lutam pela qualidade da Educação possam debater e elaborar propostas.

O prefeito, Pedro Ivo Ilkiv, pede aos conferencistas que dêem atenção especial à educação fundamental. Ele observa que, as crianças não ficam nas instituições ensino apenas para que os pais possam trabalham durante o dia, mas sim, porque nessa fase começa a formação dessas crianças. “Essas discussões se fazem necessárias e são extremamente importantes”, observa.

O evento prossegue durante a tarde dessa sexta-feira, 21, no Colégio Estadual Túlio de França, quando os conferencistas discutem o documento referência da Conferência Nacional de Educação (Conae), que será realizada em 2014.

As discussões  promovidas nas conferências  municipais e/ou inter-municipais, estaduais e do Distrito Federal, fazem  parte das etapas preparatórias da CONAE/2014.