Rádio Colmeia FM

Congregação Franciscana se despede do Hospital São Braz

Foto: Divulgação

O prefeito Anízio de Souza e o vice-prefeito Aloisio Salvatti participaram na noite de terça-feira, 17, da celebração na Igreja Nossa Senhora das Vitórias, em Porto União, conduzida pelo bispo diocesano Dom Severino Clasen, com a participação do Vigário Geral Padre Gilberto Tomasi, do pároco Padre Leocir Valdir Nascimento e do Diácono Everaldo.

Foto: Divulgação

O momento consagrou também a homenagem às Irmãs da Congregação Franciscana da Sagrada Família de Maria, que atuam há 89 anos no Hospital São Braz, e anunciaram o encerramento das atividades locais.

A congregação foi fundada em 1857 por São Zygmunt Felinski, em São Petersburgo, na Rússia. No Brasil a congregação passou a atuar em 1906, no Hospital São Braz as irmãs passaram a atuar em dezembro de 1926.

O trabalho delas junto ao Hospital foi sempre com o objetivo de auxiliar os mais necessitados. “Nossa vida e nossas ações devem se fundamentar na vivência do Evangelho, nas virtudes da Sagrada família de Nazaré, humildade, simplicidade e confiança na divina providência do espírito de família e no trabalho”, destacam.

As irmãs justificaram a saída do Hospital. “A congregação deixa a comunidade por três grandes motivos: a doença das irmãs, a idade avançada e também porque não temos mais como repor irmãs”, justificaram agradecendo a receptividade pela comunidade de Porto União durante todos esses anos.

Foto: Divulgação

O médico Airton Martins, representando os demais médicos e funcionários do Hospital São Braz, enfatizou a importância do trabalho das irmãs. “Elas ajudaram a construir o Hospital fazendo com que essa entidade passasse a ser respeitada e referencia em saúde. Tiveram participação ativa na área religiosa e da enfermagem. Quantos nascimentos passaram pelas suas mãos, quantos enfermos foram por elas confortados, quantos médicos auxiliaram nesse período. Muito obrigado a congregação aqui representada pela Madre Provinciana Irmã Lúcia, vocês farão falta sempre”, destacou Martins.

Anízio, sua esposa Edeltraude, e o vice-prefeito Salvatti entregaram uma placa de agradecimento às irmãs. “Em nome da população de Porto União, agradecemos a Congregação Sagrada Família pelos 89 anos de trabalhos dedicados ao município. Cristo ensinou, “Ame o teu próximo como a ti mesmo”. Temos a certeza que esse foi o lema dessa congregação que hoje encerra seu trabalho em nossa cidade com a certeza de dever cumprido. Fica aqui nossa eterna gratidão”.

Via comunicação Prefeitura de Porto União.