Realizado pela primeira vez em 1992, na Finlândia, o Campeonato Mundial de Carregar Esposa (“Wife-Carrying World Championship”, em inglês) é uma excêntrica disputa no qual homens ultrapassam uma complexa corridas de obstáculos ao livre enquanto levam suas parceiras no ombro.
A competição é inspirada em uma lenda do século 19 no qual um ladrão chamado Ronkainen teria treinado um grupo de foras-da-lei para que, quando eles fossem saquear uma vila, saíssem levando não apenas comida e itens de valor, mas também as esposas de outros homens, que os criminosos pretendiam então desposar.
Hoje em dia, a corrida geralmente é realizada anualmente no mês de julho, quando é verão na Finlândia, atrai turistas de várias partes do mundo. O vencedor, vale mencionar, é premiado com o equivalente ao peso de sua parceira em litros de cerveja. Outro detalhe é que, logo antes da corrida, as duplas que irão concorrer recebem uma cerveja gratuita para já irem se animando.
Particularidades
Conforme repercutido pelo DailyMail, o campeonato, embora excêntrico, não é um vale-tudo: ele é regido por algumas regras importantes. A “esposa” sendo carregada, por exemplo (que também pode ser uma namorada ou até uma amiga do participante), precisa ter no mínimo 17 anos e pesar 49 quilos.
Felizmente para os jogadores, a dupla a cruzar a linha de chegada primeiro — precisando para isso pular obstáculos na areia e mergulhar em uma piscina — não é a única vitoriosa. Também é premiado aquele homem que tiver carregado a mulher mais pesada em menos tempo, que é reconhecido como o participante mais forte, e, além disso, o casal que for considerado como o mais divertido.
Para participar do Campeonato Mundial de Carregar Esposa, é necessário primeiro pagar uma taxa de inscrição de 50 euros (equivalente a 273 reais, na cotação atual).
Na edição de 2023, o vencedor foi o atleta finlandês Taisto Miettinem, que também já havia ficado no primeiro lugar em 2022. Neste ano, porém, ele superou seu tempo anterior: enquanto na última edição completou o curso em 67,4 segundos, desta vez o fez em 66,4.
Esse participante, aliás, é um dos grandes veteranos da corrida. Isso pois ele também saiu vitorioso em 2017, e, antes disso, foi premiado de forma consecutiva durante todos os campeonatos entre 2009 e 2013.
É importante destacar ainda que, embora a Finlândia tenha surgido com a ideia, hoje em dia existem diversos outros países que também realizam suas próprias versões anuais da “competição de carregar esposa”, como Austrália, Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Índia e Hong Kong.
Mais uma edição da corrida de ‘carregamento de esposas’ foi realizada na Hungria, no último fim de semana. A competição movimentou 35 casais competidores em uma pista de 260 metros com obstáculos. Desta vez, um casal da Lituânia saiu vitorioso e bateu recorde de finalização da prova em apenas 54 segundos.
*Via Terra e Hora 7