Rádio Colmeia FM

Conjunto Habitacional Horst II está em fase avançada de construção

 

Foto: Divulgação

A construção das 244 casas do Conjunto Habitacional Horst II, localizado no bairro Panorama, em União da Vitória, foi iniciada em março deste ano e já está em fase avançada. No cronograma da obra, a previsão de entrega é abril de 2014. Porém, com o ritmo acelerado dos serviços, a administração municipal pretende inaugurar o novo Conjunto Habitacional ainda este ano.

O empreendimento é orçado em R$ 15.372.000,00 e faz parte do programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal, realizado em parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF).

Para desenvolver o projeto, além do apoio da Prefeitura, por meio da Companhia Municipal de Desenvolvimento e Habitação (Ciahab), que efetua os cadastros, recebe a documentação e realiza as visita técnicas às famílias, a CEF conta com outros parceiros como a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Prolar e Sanepar e Copel.

A diretora presidente da Ciahab, Marilda Pattene Machnicki, explica que, a exemplo dos demais conjuntos habitacionais construídos por meio do Minha Casa Minha Vida, essas casas serão destinadas a idosos (3%), pessoas com deficiência (3%), famílias que residem em áreas de risco (50%), e demais famílias que se enquadram no programa (renda de até R$ 1.600,00, residir há mais de dois anos no município e não possuir imóvel em seu nome).

Ela ainda acrescenta que, os interessados no novo conjunto habitacional já podem efetuar o cadastro junto à Ciahab.

O vice prefeito, Jair Brugnago, destaca a importância da construção dessas moradias, que, além possibilitar que essas famílias adquiram a casa própria, ainda movimenta a economia local, com geração de emprego e renda.

E o prefeito, Pedro Ivo Ilkiv, acrescenta que, a intenção da administração municipal é retirar todas as famílias que residem em áreas ribeirinhas, e implantar o Parque Linear,  às margens do rio Iguaçu. “A idéia é que esse parque seja unificado aos demais já existentes, criando uma extensa área de lazer, bem como, coibindo invasões em áreas irregulares, e desta forma contribuindo para a preservação das áreas ribeirinhas”. Finaliza.