Ícone do site Rádio Colmeia FM

Consegue Mirim firma parceria com universitários

O evento de parceria com três curso de nível superior aconteceu na noite desta quinta-feira, 9 de junho, na UnC Porto União. O projeto envolveram alunos do projeto Consegue Mirim de São Miguel da Serra.

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Mais um importante trabalho de parceria foi firmado na noite desta quinta-feira, 9 de junho, no salão de eventos da UnC Porto União, entre os cursos de Psicologia, Direito e Ciência da Computação da entidade, junto a Polícia Militar de Porto União e o Consegue Mirim de São Miguel da Serra. O evento teve inicio às 19h45, com a presença do Capitão da Polícia Militar de Porto União, o senhor Ronaldo Branco, que fez questão de repassar para os acadêmicos que vão trabalhar com as mais de 20 crianças do projeto do trabalho do Consegue Mirim.

O Capitão ainda falou sobre a Polícia Militar de Santa Catarina e de Porto União, sobre o trabalho feito no dia a dia contra a criminalidade e as ações de orientação para que os jovens, e em especial crianças, fiquem longe da violência e das drogas. A autoridade policial até deu um exemplo que na manhã desta quinta-feira, esteve em uma escola da cidade fazendo uma palestra, e que no final da sala tinha um pequeno grupo de alunos, sendo que um menino desse grupo, infelizmente portava entorpecente em sua mochila.

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Os trabalhos com os alunos do Consegue Mirim será feito na quinta-feira na parte da tarde e no sábado na parte da manhã com os acadêmicos dos cursos. Depois de cada aula os alunos farão visitas técnicas na Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Unidade Prisional Avançada (UPA), Câmara de Vereadores e na Prefeitura de Porto União.

No final do evento o Capitão da Polícia Militar de Porto União Ronaldo Branco, fez um breve relato dos trabalhos que serão feitos neste ano no Consegue Mirim.

https://colmeia.am.br/wp-content/uploads/2016/06/CAPITÃO-RONALDO-BRANCO-01-FALA-DO-CONSEGUE-MIRIM-E-NOVIDADES-NESTE-ANO.mp3?_=1

 

Outro ponto destacado pela autoridade policial foi sobre a participação da comunidade em ajudar nas ações contra a criminalidade, como por exemplo, o Consegue Mirim de São Miguel da Serra e a participação dos pais no convívio do filho na escola, nas ruas e na sua vida social.

https://colmeia.am.br/wp-content/uploads/2016/06/CAPITÃO-RONALDO-BRANCO-02-FALA-DA-PARCERIA-COM-A-COMUNIDADE-E-DA-IMPORTANCIA-DA-FAMILIA.mp3?_=2

 

O projeto do Consegue Mirim na localidade de São Miguel da Serra, interior de porto União, teve seu inicio no comando do atual Coronel da Polícia Militar de Santa Catarina, Mario Renato Erzinger e com a senhora Shirley Maria Faeber, que foi a Pioneira em Santa Catarina no projeto Consegue Mirim.

Os acadêmicos que fazem parte deste projeto são alunos que receberam 100% ou 50% do conhecido Bolsa d o Artigo 170, que está em vigor no Estado de Santa Catarina.

 

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

O que é o Artigo 170:

O que é a bolsa do Art. 170 da Constituição do Estado de Santa Catarina?

-A bolsa do Art. 170 é um recurso financeiro oferecido pelo Governo do Estado de Santa Catarina, de acordo com as Leis Complementares nº 281/2005, nº 296/2005 e nº 420/2008.

Quem poderá participar?

-Pessoas que não possuam diploma de outra graduação

-Que não recebam nenhum tipo de auxílio educação com recursos públicos;

-Que estejam regularmente matriculados e cursando o respectivo semestre;

-Alunos economicamente carentes e as pessoas com deficiências conforme Lei nº 5.296 de 02/12/04.

Como se dá a seleção dos candidatos à bolsa?

-A seleção é realizada por uma comissão nomeada por portaria da Reitoria, que avalia a documentação entregue e índice de carência de cada aluno respectivamente.

Como receber a bolsa de estudos?

-O Acadêmico selecionado deverá comparecer na Fundação Universidade do Contestado, no, no Setor de Apoio ao Estudante (SAE) do campus em que está matriculado, para assinar os recibos de Bolsas, nos prazos estabelecidos e divulgados no site: www.unc.br

-O não  comparecimento  para  assinatura  dos  recibos  na  data  pré-estabelecida,  o acadêmico perderá o benefício da bolsa.

-O desconto será concedido sobre seis mensalidades do semestre no qual o acadêmico requereu a bolsa, podendo ser este desconto de 25% até 100% sobre o valor integral da mensalidade, conforme índice de carência.

-As  pessoas  com  deficiência  conforme  a  Lei  nº  5.296  de  02/12/04,  tem  direito  ao recebimento de bolsa de 100% sobre as seis mensalidades.

Quais são os deveres para quem receber a Bolsa de Estudos?

-Conforme a Lei Complementar nº281/05: “quem receber uma ou mais parcelas da Bolsa de Estudos deverá comprovar a participação de 20h em programas e projetos sociais, com visão  educativa,  propostos  pela  universidade  em  seus  projetos  de  extensão  aprovados pelo Conselho de Desenvolvimento Regional”.

-O não cumprimento  das  20h  em  programas  e  projetos sociais  implicará  em  perda  do benefício recebido, bem como, em impedimento de nova inscrição na Bolsa de Estudos do Art. 170.

Sair da versão mobile