Rádio Colmeia FM

Conselho de Saúde recebe esclarecimentos sobre o PMSP 2014/2017

Foto: Divulgação

O Plano Municipal de Saúde Pública (PMSP) de União da Vitória, para os próximos quatro anos, foi apresentado na noite de quarta-feira, 11, durante a reunião mensal do Conselho Municipal de Saúde. O encontro aconteceu na 6ª Regional de Saúde, sob a coordenação da presidenta do Conselho, Marizete Aparecida Procailo. Em fase final de elaboração, o documento aponta as ações no setor, elaboradas em conformidade com as diretrizes e metas do Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde.

Segundo a diretora superintendente da Fundação Municipal de Saúde (Fusa) União da Vitória, Margarete Olivo, são 14 diretrizes previstas, com metas de execução, formuladas a partir do Plano de Governo do prefeito Pedro Ivo Ilkiv que atende aos apontamentos dos funcionários do departamento e as solicitações da população. A voz dos cidadãos é representada pelo Conselho de Saúde, formado por representantes da sociedade civil, e de classe, e poder público. “Vocês puderam trazer as reivindicações das suas localidades, e setores que representam, e contribuíram nesse trabalho”, disse Margarete aos conselheiros durante a reunião.

Entre as ações previstas está a reestruturação física de várias unidades, com reformas, ampliações e construção de novas unidades. Além da revisão do organograma atual de funcionamento da Secretaria Municipal de Saúde. A diretora ressaltou que está relacionado entre essas diretrizes está amplo trabalho de prevenção, agregados na diretriz de vigilância em saúde que assume um fluxo e organização maior. Esse setor é formado pela vigilância epidemiológica, sanitária, em saúde ambiental e saúde do trabalho e projeta o trabalho de prevenção e promoção em saúde.

Margarete destacou o trabalho do prefeito Pedro Ivo, na articulação política e viabilização de recurso, para efetivamente ampliar e qualificar a prevenção e a promoção de saúde em União da Vitória. Ela citou as ações desenvolvidas em prol da implementação dos serviços de urgência e emergências: Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h. A proposta de implantação do Samu tem sido amplamente discutida e tem avançado. A UPA já teve a liberação da 1ª parcela de recursos. “Serão duas conquistas muito importantes para regular o fluxo de atendimento”, completa a diretora.