Artistas plásticos retratam ambientes naturais na nova linha de produtos apresentado em noite de celebração pela Mundo Mathé
A nova coleção de produtos é uma viagem pelo Paraná. Por meio das latas presenteáveis, recheadas com produtos à base de erva-mate, também estão pitadas de cultura, de história, de geografia e de amor pelo Estado que também reconhece o potencial da planta. A linha ‘Sete Maravilhas do Paraná’ propõe um passeio pelos mais bonitos roteiros do Estado ao mesmo tempo em que valoriza a produção artística.
“Registrar as belezas do Estado é uma grande alegria e uma honra também. Temos um Paraná imenso, rico, lindo, e agora, registrado belamente pelos artistas plásticos da nossa região, que nos emprestam seu olhar e eternizam sua visão diante do que já é belo”, sublinha a empresária Elizabete Capeleti, conhecida na região do Vale do Iguaçu como a “Rainha do Mate”.
Ela administra a Mundo Mathe, uma spin-off da Ervateira Capimar, cuja história tem 40 anos, e que agora, surge com o propósito de colocar a erva-mate como protagonista do turismo regional. “É a vez de retribuirmos, colocando o Estado nos nossos produtos”, destaca. “Acreditamos que o Mundo Mathe, além da comercialização de seus produtos, vai fomentar o turismo regional e proporcionar às pessoas uma experiência gastronômica e de coquetelaria com a erva-mate nativa sombreada do sul do Paraná, interligada com produtos plantados e produzidos na nossa região. Essa é nossa intenção”.
Ambientar as ‘Sete Maravilhas’ nos produtos da empresa foi uma sugestão dada pela presidente da entidade regional Associação dos Artistas Plásticos Amadeu Bona, Ivanira Tereza Olbertz, e acolhido pela empresa. “É uma homenagem Estado, berço da erva-mate. Quando pensamos o tema, conversamos com os pintores que prontamente aceitaram o tema e o resultado é belíssimo”, conta. Estão retratados nas embalagens, a Ilha do Mel, reproduzida por Roberto Bona; o Salto de São Francisco, por Maria Glória Andrade; o parque de Vila Velha, por Eliziane Schaefer Buch; a Ilha Grande, por Jesélia Nepomuceno; a ilha de Superagui, por Edelmeri de Mel; as Cataratas do Iguaçú, por Helga Will; e o Cânion Guartelá, por Beatriz Bollbuch.
Turismo
A mudança de missão da ervateira coloca o produto em um novo patamar. A Mundo Mathe, além de vendê-lo, promove passeios diferenciados. O principal percorre o erval que fica na empresa e tem 50 anos. Os visitantes exploram o local a pé e também em cima da carroceria de um trator. Em meio aos pés da erva, há a possibilidade de degustação gastronômica. O passeio termina com visita ao memorial da erva-mate da empresa, à loja com souvenirs e com uma nova experiência culinária e coquetelaria. O passeio custa R$ 50 por pessoa, e o agendamento é feito para grupos.
Para o prefeito de União da Vitória, Bachir Abbas, potencializar o produto significa popularizar a região, atraindo visitantes e fatalmente, garantindo negócios. “Se funciona no Rio Grande do Sul com o vinho, por exemplo, porque não fazer o mesmo com a erva-mate na nossa cidade?”, cita. “Precisamos nós, moradores, valorizar a nossa região, enaltecendo-a. Criar a parte comercial e do turismo, é fundamental”.
Com faturamento de R$ 150 mil por mês, a Mundo Mathe espera ampliar 15% mais as cifras até dezembro.
Para saber mais, https://www.instagram.com/mundomathe/