Ícone do site Rádio Colmeia FM

Contestado é o assunto dessa semana em Porto União

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O dia 20 de outubro de 2016 marca os cem anos do acordo de limites entre Paraná e Santa Catarina, com isso o fim da Guerra do Contestado. Porto União faz parte da região conflitante e foi fundada após a homologação desse acordo, em setembro de 1917.

O município integra a região turística denominada Vale do Contestado. Com a coordenação da Secretaria de Cultura e Turismo possui o roteiro do Contestado, que conta a história do conflito no município e apresenta alguns pontos turísticos da área central, que remetem a Guerra. Alguns deles como a praça do Contestado, a Ciclovia do Contestado, o complexo turístico parque Monge João Maria, a praça do Aviador, dentre outros, recentemente construídos ou restaurados pela Administração Municipal ou com apoio do Executivo.

No estado o assunto ganhou destaque com a criação da Lei nº 12.143, de abril de 2002, de autoria do deputado Estadual Antônio Aguiar, que instituiu a Semana do Contestado (de 20 a 27 de outubro). Ele também é autor da Lei nº 12.060, reconhecendo a bandeira do Contestado como símbolo regional de Santa Catarina.

No dia 25 de outubro, próxima terça-feira, às 19h30, na Secretaria de Cultura e Turismo será realizada a abertura da exposição Águas, da artista Janyne. Na mesma oportunidade haverá discussão sobre o tema do Contestado com a apresentação do acervo fotográfico da Prefeitura e de fotos do arquivo pessoal de historiadores da região. A exposição permanecerá até o final do mês para que todos os interessados conheçam um pouco sobre a história de Porto União.

 

 

Via comunicação Prefeitura de Porto União.

Sair da versão mobile