A emoção tomou conta da torcida e dos times no Centro Esportivo Uniguaçu (CEU) na noite de quarta-feira, 30 de outubro, em que aconteceram as partidas finais da Copa de Futebol 7 Uniguaçu 2019. As disputas foram acirradas e a equipe feminina de Fisioterapia consagrou-se tricampeã assim como o time de Educação Física masculino.
A abertura dos jogos contou com a participação do acadêmico de Educação Física, Luis Felipe Sampaio Muller, que tocou o hino nacional no trompete. A primeira disputa que decidiu o campeonato feminino, teve em campo Educação Física contra Fisioterapia. Uma partida bem disputada, em que Fisioterapia conquistou o título com o placar de 1 a 0.
A apresentação musical dos acadêmicos de Medicina Veterinária, Jonathan Andrei e Luiz Gustavo Duarte de Oliveira, ocorreu no intervalo dos jogos. O segundo jogo, a disputa das equipes masculinas, contou com muita garra. A partida foi acirrada, os times empataram e a vitória de Educação Física ocorreu nos pênaltis.
A Copa teve duração de um mês e meio e contou com a participação de 13 equipes masculinas e quatro equipes femininas. Para realizar a inscrição das equipes, foi necessário a doação de caixas de leite, totalizando 864 litros que já foram entregues às entidades de União da Vitória. Esta quantidade de litros arrecadados corresponde as inscrições individuais de cada atleta e das punições dos cartões que recebiam em campo. O cartão amarelo equivalia a três litros e o vermelho a cinco litros.
Os campeões receberam troféus e medalhas. Além das equipes, os jogadores que se destacaram nas partidas também foram premiados. O organizador do evento, professor Carlos Alberto Senkiv, comenta que a Copa 7 de 2019 foi importante e significativa, pois chegamos a marca de dez edições. “Lá se foram dez anos, muitos acadêmicos hoje formados e já inseridos no mercado de trabalho que retornam para acompanhar os jogos, ver a galeria dos campeões onde estão expostas as fotos históricas. Mais um ano em que tivemos a presença das equipes femininas, sempre em evolução técnica. O Campeonato desse ano teve a participação não só do curso de Educação Física na organização, mas também de Enfermagem, Direito (Comissão de Julgamento e Disciplina), e Administração que assessorou os acadêmicos na praça de alimentação. O evento é institucional, é de toda a Uniguaçu, pois todos os setores colaboram com muita disposição e união.”
Para o coordenador do curso de Educação Física, professor Andrey Portela, a Copa é mais um evento que une os cursos da Uniguaçu. “Nós agradecemos a participação de todos durante as rodadas. Parabéns a organização, aos times, colaboradores, acadêmicos, professores e também a direção da Instituição. Todos desempenharam seus papeis e novamente tivemos um evento excelente, que já faz parte da história da Uniguaçu”, afirma Andrey.
Copa de Futebol 7 Uniguaçu
Masculino
1º lugar Educação Física
2º lugar Medicina Veterinária
3º lugar Agronomia
Goleiro Menos Vazado Vinicius Saraiva – Medicina Veterinária
Artilheiro Romário Cesar Jaques – Engenharia Civil
Feminino
1º lugar Fisioterapia
2º lugar Educação Física
3º lugar Medicina Veterinária
Goleira Menos Vazada Jenifer Griz – Fisioterapia
Artilheira Chaiana Vanessa Kavalhuk – Educação Física