Ícone do site Rádio Colmeia FM

Copel realiza reunião da termoelétrica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O deputado estadual Hussein Bakri promoveu mais uma vez o encontro entre a Copel, Associação Comercial e Empresarial de União da Vitória, representada por seu presidente Daniel Breyer, Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Centrosul do Paraná (Cacesul), representada pela presidente Maria Salette Rodrigues de Mello, e as empresas Dissenha S/A, e Remasa Reflorestadora S/A – notoriamente duas das maiores produtoras de madeiras na região. O assunto era novamente a instalação da Termelétrica na região de União da Vitória.
No encontro foram respondidas dúvidas do setor que deverá ser o responsável pela produção do combustível da Termelétrica, que nesse caso será movida à Biomassa (ou seja, o combustível são os cavacos: pinos e eucaliptos). Essa é a fase inicial do projeto, fase de garantia de fornecimento. Por óbvio, no decorrer do processo todos os produtores poderão comercializar com a Usina Termelétrica.
Ficou definido que em no máximo 40 dias a Copel deverá enviar um estudo para os empresários com os números necessários para a viabilização da Termelétrica de 30, 40 ou 50 Megawatts por exemplo. Para o diretor de Desenvolvimento de Negócios da Copel, Jonel Nazareno Iurk, a instalação da termelétrica é totalmente viável. “Temos que ter uma garantia de que teremos combustível por 25 anos, que é o prazo de vigência do contrato, mas acredito no potencial da região, e vamos esperar agora a resposta dos responsáveis pela produção dos cavacos para dar continuidade ao processo de instalação”.
Para Alceu Gugelmin Junior, diretor presidente da Remasa Reflorestadora S/A, as duas empresas têm potencial necessário para a produção da biomassa, que agora depende apenas dos números para terminar o estudo. “Temos que estudar os números que a Copel vai nos apresentar, por que é um investimento que temos o retorno à longo prazo, mas temos interesse em fechar a parceria ” ,complementou Alceu.
Essa não é a primeira reunião que acontece para discutir a instalação da termelétrica. Outros encontros realizados por intermédio do deputado estadual Hussein Bakri já aconteceram. No último, Jonel Nazareno Iurk sinalizou positivamente para a instalação da Usina Termelétrica.

 

Usinas termelétricas:

Foto: Divulgação

A geração de energia a biomassa é renovável, permite o reaproveitamento de resíduos e é menos poluente do que outras formas de energia, como as obtidas a partir da utilização de combustíveis fósseis, como petróleo e carvão mineral. É uma energia limpa quando vista em seu balanço de carbono, ou seja, para cada árvore queimada, outra será plantada. Uma nova árvore consegue absorver todo o carbono originado da queima da biomassa utilizada.

 

Via comunicação deputado Hussein Bakri.

Sair da versão mobile