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Copel reforça equipe para atender as ocorrências de desligamentos na região

(Foto: Daniel Cavalheiro)

Durante toda a terça feira, 30 de junho, o Estado do Paraná foi atingido por fortes chuvas, acompanhadas de ventos fortes e descargas atmosféricas. Todas as regiões foram atingidas. Mais de 1.500.000 unidades consumidoras foram afetadas alternadamente.

São mais de 2700 Unidades consumidoras desligadas no momento em nossa região. A Companhia Paranaense de Energia (Copel), segue de forma continua os trabalhos, sendo que toda a força da empresa está em campo: eletricistas, técnicos, engenheiros; realizando manutenções para recomposição do sistema desde o início do evento climático mais severo já observado na história da Copel. O “Ciclone Bomba” passou pelas regiões Oeste, Sudoeste, Centro-Sul e Leste.

A companhia informa, que nunca foram observados tantos danos graves simultaneamente em tantas regiões. Para se ter uma ideia da proporção dos danos na região, somente em quantidade de postes derrubados, o evento “Ciclone Bomba” causou danos equivalentes ao que eram observados em um período de cinco a seis meses (de manutenções corretivas).

Desde o dia 30 de junho, eletricistas próprios e terceirizados da Copel vêm trabalhando, dia e noite, numa rotina incansável, com foco exclusivo e integral, para reconstruir a rede elétrica destruída. As equipes estão atuando com dedicação e efetivos máximos em atendimento de emergências.

A empresa salienta que estão recebendo reforços de equipes de eletricistas para realização de manutenções e reconstrução de redes vindos de Ponta Grossa, Castro, Guarapuava, Toledo, Cascavel, Realeza, Francisco Beltrão, Irati e outras cidades. As equipes estão atuando de forma contínua, realizando intervalos mínimos de alimentação e descanso, atuando em todos os defeitos localizados.

Você sabe como esses profissionais trabalham?

Site Copel

As equipes de atendimento emergencial, equipadas com caminhonetes, prestam o 1° atendimento e sua principal função é eliminar riscos de acidentes à população. Elas também conseguem solucionar situações de menor complexidade. Já os casos mais graves e complexos exigem equipes maiores, em caminhões com guindastes. Elas substituem transformadores queimados, colocam postes danificados e reconstroem longos vãos de redes de distribuição de energia elétrica.

Em momentos de calamidade como o atual cenário que vivemos, também poderá encontrar equipes de fiscalização em carros pequenos, que estão para levantar a quantidade de material necessário para recompor a rede elétrica. Desta forma, se uma equipe da Copel (ou a serviço da Copel) esteve em sua região, mas o sistema não foi religado, não se preocupe, isso ocorre pelo fato de que o serviço exige a presença de outra equipe especializada, que chegará o mais brevemente possível.

A empresa pede encarecidamente, para que recebam bem os eletricistas e dê a eles condições para que resolvam a situação da sua comunidade. Com tranquilidade, juntos, um bom trabalho será concluído. A Copel não para até que todo o sistema elétrico seja recomposto. A missão é levar energia para 100% das localidades o mais rápido possível, sempre com segurança.

Copel solicita que as reclamações de falta de energia sejam comunicadas via canais de atendimento, descritos em sua fatura. O telefone 0800510016 funciona 24h e a ligação é gratuita, mesmo de celular.

Total de consumidores desligados no momento no estado do Paraná e Porto União (SC).

23.363 

Total consumidores desligados na região:

Cruz Machado: 487

Bituruna: 148

General Carneiro: 265

Porto União: 36

União da Vitória: 221

Porto Vitória: 41

Paula Freitas: 596

Paulo Frontin 686

Mallet: 222

Fonte: Copel