Governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), decreta situação de emergência ao Estado. O anuncio feito nesta quinta – feira, 19, determina o fechamento de estabelecimentos comerciais, sendo que em breve deve ser divulgada uma lista com os empreendimentos que serão fechados e os que, sob restrições, poderão continuar funcionando.
O decreto foi anunciado na presença do Secretário Estadual da Saúde, Beto Preto, Secretário da Casa Civil, Guto Silva e o Secretário da Administração e Previdência, Reinhold Stephanes. Entre as medidas determinadas, está a suspensão das atividades comerciais nos âmbitos de galerias, shoppings, academias e entre outros.
Segundo palavras do Governador, o fechamento deve ser gradativo, enfatizando que está decisão se faz como medida de prevenção, a fim de diminuir os efeitos do Coronavírus no Paraná, já que a Secretaria da Saúde confirmou em boletim emitido nesta quinta-feira, mais nove casos de novo coronavírus, todos em Curitiba, totalizando 23 casos confirmados em todo Paraná.
A partir de agora, segundo decreto, ficam dispensadas as licitações para os contratos de aquisição de bens necessários às atividades de resposta, de prestação de serviço e de obras relacionadas à reabilitação do cenário. O documento também autoriza a mobilização de todos os órgãos e entidades estaduais para atuarem sob a coordenação da Governadoria.
Acompanhe o pronunciamento do decreto:
Acompanhe a orientação dos comércios a serem fechados: