Na tarde dessa sexta-feira, 20, o secretário de Saúde de Bituruna, Josmar Guiz, repassou informações sobre a Covid-19 no município ao Jornal Colmeia. O secretário também repassou novamente orientações básicas a população para a não disseminação do vírus.
O município ficou anteriormente 26 dias sem registrar novos casos e, há duas semanas atrás houve registro de casos esporádicos. Já nesta semana a cidade obteve alguns números maiores de positivos. Na quinta-feira, foram confirmados três pacientes e, nessa sexta-feira, mais três positivados foram confirmados. Houve a correção de um caso que havia sido contabilizado erroneamente para Bituruna em outro município, diminuindo assim o total.
Até o momento Bituruna contabiliza 64 casos registrados pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA) e tem oito pacientes aguardando resultado de exame. Dos 64 confirmados, oito pacientes estão ativos em que dois necessitaram tratamento hospitalar.
De acordo com Guiz, os seis últimos casos refletem, na verdade, em visitas a familiares ou viagens realizadas para fora do município, “através de contato com esse pessoal de fora”, afirmou. Bituruna continua com todas as medidas de prevenção, assim como as medidas de flexibilização e afrouxamento que foram firmadas há dois meses atrás, quando os casos tinham estabilizado.
O secretário pede a população para continuar tomando todos os cuidados “que todos já conhecem e já sabem”, como o uso de álcool em gel, uso de máscara, evitando aglomerações e mantendo o distanciamento físico. “Cabe a cada um de nós fazer a nossa parte, ser consciente no que for fazer e não abusar”, terminou.