Ícone do site Rádio Colmeia FM

COVID-19: Dr. Ricardo Krzyzanowski fala sobre Fake News, máscaras e isolamento

Imagem Gisele Ovitski / Rádio Colmeia

Chefe da 6ª Regional de Saúde de União da Vitória, Dr. Ricardo Krzyzanowski, e a Infectologista Suzanne Leite Pereira, estiveram participando do Programa Jogo Aberto deste sábado, 24 de abril, respondendo duvidas dos ouvintes sobre medidas de prevenção no combate ao COVID-19 (novo Coronavírus), caso de Fake News e atualizações sobre ações preventivas dos munícipios.

Na oportunidade, Dr. Ricardo enfatizou que a equipe da 6ª Regional de Saúde esteve nesta semana, realizando visitas aos nove municípios que a Instituição Governamental atua, sendo além de União da Vitória, as cidades de General Carneiro, Cruz Machado, Bituruna, Porto Vitória, São Mateus do Sul, Paula Freitas, Antônio Olinto e Paulo Frontin. “Estamos em um mesmo engajamento, que é a qualidade de saúde, que é passarmos por essa pandemia pelo bem de nossa população”, enfatizou. O Dr. Ricardo também ressaltou os trabalhos de treinamento as equipes de saúde dos municípios, destacando que houve treinamento de como fazer a coleta do exame do Covid-19, uso correto dos equipamentos de proteção individual e o modo correto de abordar o paciente suspeito de portar o vírus.

Entre as medidas de proteção, o Dr. Ricardo disse que “hoje é imprescindível que a população use máscara, pois sabemos que a proliferação aos que fazem o uso, é menor que as pessoas que não usam. Temos que estar cientes que é pro bem do nosso semelhante. É importantíssima essa conscientização como sociedade, de que eu vou fazer algo que não é só pra mim, é pro meu semelhante também”, recomendando que sejam utilizadas as máscaras de pano e de forma correta.

Entrando no assunto de pacientes suspeitos e ou infectados pelo vírus, o Dr. Ricardo informou que estão sendo criados e divulgados banners com informações sobre como realizar o isolamento domiciliar, um processo que exige regras rigorosas. “Esse isolamento não é nada bom nem fácil de ser feito, mas ele é necessário”, enfatizou. Segundo o Dr. 80% da doença vai passar pela população de forma assintomática, ou seja, mesmo que a pessoa não esteja tendo os sintomas gripais, deve seguir os cuidados exigidos, pois não sentir, não significa que não esteja espalhando o vírus.

Destacando os casos assintomáticos, foi abordada a contaminação nas crianças. “Os pais sabem que quando o filho está na escola e uma criança pega gripe, todas as demais também pegam. O que acontece, é que geralmente elas são assintomáticas, então não tem a gravidade da doença, mas estarão transmitindo da mesma forma”. Por essa questão que é pedido que no momento de realizar o isolamento domiciliar, não deixem as crianças com os avós, pois eles fazem parte do grupo de risco.

Falando em transmissão, Dr. Ricardo comentou sobre a divulgação falsa do primeiro caso de COVID-19 no município de Cruz Machado, enfatizando a importância de a população estar seguindo fontes confiáveis, para que assim, estejam recebendo informações relevantes, que não acarretem em danos a sociedade. O Dr.; afirmou que diante da gravidade do caso, foi orientado a confeccionar um boletim de ocorrência, dizendo que “não podemos permitir que em um momento de pandemia, onde o que temos de melhor é a informação a população (…) que uma pessoa venha a denegrir essa imagem”.

https://colmeia.am.br/wp-content/uploads/2020/04/CHEFE-DA-6-REGIONAL-DESMENTE-PRIMEIRO-CASO-DE-CORONAVIRUS-EM-CRUZ-MACHADO.mp3?_=1

 

Para acompanhar as dicas exigidas na realização correta do isolamento domiciliar, como assim explicou o Dr. Ricardo, clique abaixo:

FOLDER INSTRUÇÃO DE ISOLAMENTO

Sair da versão mobile