Rádio Colmeia FM

Covid-19: é possível pegar a doença duas vezes?

Ilustrativa

A reinfecção pela Covid-19 não é comum. No Japão, Coreia do Sul e China, casos de reinfecção aconteceram isoladamente e, a probabilidade de ocorrência é remota de acordo com evidências científicas atuais. Pesquisas mostram descobertas acerca do vírus todos os dias.

Quando a pessoa contraí a Covid-19, ela cria imunidade a esta cepa viral. Segundo o Secretário de Saúde de União da Vitória, Dr. Ary Carneiro Júnior, os vírus podem sofrer mutação com o passar do tempo, como uma forma de sobrevivência. Por isso, por exemplo, que é preciso se vacinar contra a Influenza H1N1 todos os anos.

A vacina é feita pelo vírus daquele ano, com a mutação já sofrida e com sua estrutura modificada. Assim, a pessoa cria imunidade para os diferentes tipos de vírus que surgem. “Este vírus que a pessoa teve ela não terá mais”, colocou o secretário.

Mas a contaminação por outras cepas virais ainda é possível e por isso é preciso manter sempre o cuidado “tem uma série de cepas virais que estão por ai”, disse o Dr. Ary Carneiro. Logo, mesmo que a pessoa já tenha contraído o Covid-19, é necessário continuar com as medidas de prevenção, evitando a circulação “não só da Covid-19 mas de outros vírus”, terminou.

https://colmeia.am.br/wp-content/uploads/2020/08/DR-ARI-FALA-SOBRE-PESSOA-QUE-JA-CONTRAIU-COVID-SE-PEGA-D-ENOVO.mp3