O boletim emitido pela Secretaria de Saúde União da Vitória, divulgado todas as manhãs, contabilizou nesta quinta-feira, 25 de junho, nove casos positivos de Covid-19 para o município e 26 pacientes já curados. Segundo o secretário de Saúde, Dr. Ary Carneiro Junior, em entrevista para o Jornal Colmeia, seis pacientes foram infectados pela mesma pessoa, sendo que dos nove casos, apenas um foi infectado por transmissão comunitária.
Com base nestes resultados, o secretário reforça o pedido para que as pessoas que estão sendo pedidas para ficarem em isolamento, respeitem está decisão. “A partir do momento que é considerado um suspeito (…) a pessoa obrigatoriamente deve ficar em isolamento até chegar o resultado do exame”, enfatiza.
Quanto aos números contabilizados pela Secretária Municipal que possuem diferenças com o boletim divulgado na noite de quarta-feira, 24, pela 6ª Regional de Saúde, o secretário explica que as fichas clínicas dos pacientes no momento em que são anexados, é verificando o domicílio; e pode ocorrer do paciente possuir o Cartão Único de Saúde sendo da cidade, mesmo não residindo mais nela. “Pode ocorrer de pessoas terem realizado seus testes para Covid-19 em outros municípios ou estados, sendo moradores de União da Vitória, assim, é feito a vistoria no local de onde é o domicílio (…) e no nosso caso, existe um descompasso de três paciente”, explica.
Esses pacientes no momento não moram no município e tiveram seus testes coletados fora. Portanto, para Dr. Ary Carneiro, “ao ser checado pela vigilância epidemiológica, (…) são pessoas que não podem ser computadas para o município de União da Vitória nesse caso. Então é um ajuste normal entre as secretárias de estado e municipais”.