Através de uma coletiva de imprensa realizada na prefeitura do município nesta tarde de quinta-feira, 18 de junho, para se discutir as novas medidas de prevenção que serão adotadas, o prefeito Santin Roveda, juntamente com o vice Bachir Abbas e o secretário de Saúde Dr. Ary Carneiro Junior, divulgaram um novo decreto de prevenção a propagação da Covid-19 na cidade.
Diante do aumento de casos positivos no município, novas medidas serão adotadas, assim enfatiza o decreto 239/2020 que começa a valer a partir de amanhã, 19 de junho. O decreto consta a proibição por tempo indeterminado, da realização de qualquer atividade de comemoração independentemente do número de pessoas ou de suas características.
O decreto também reforça o fechamento de parques, academias ao ar livre e campos esportivos, assim como o uso de “narguilé” ou qualquer produto semelhante nos locais públicos ou privados de uso coletivo. Restaurantes, bares e lanchonetes deverão ter a capacidade de clientes reduzidos para 50%. Em minimercados ou supermercados, poderá haver somente seis pessoas por caixa, sendo apenas uma pessoa por família. Nesses locais também fica proibido a entrada de crianças menores de 12 anos e reforça a orientação das pessoas acima de 60 anos também a não frequentarem.
Caso essas medidas não sejam respeitadas, o cliente ou o comerciante estarão sujeitos as penalidades, como advertência, multa, suspensão de atividades e cassação de alvará. A multa para pessoa física será de R$150,00 reais, para jurídica será de R$2.500,00 reais. Destacando que em caso de reincidência, o valor será cobrado em dobro. No decreto também consta multa a quem não estiver utilizando a máscara de proteção, item já obrigatório a nível de estado. Os agentes de fiscalização da prefeitura estarão em ativa juntamente com a Policia Militar.
O prefeito Santin Roveda ressalta que as medidas se tratam de uma ação de cuidado a todos os moradores, enfatizando que até o momento, a gestão usou o método de orientação, mas que agora, a situação pede por algo mais rígido, assim sendo feito o decreto.
Leia o decreto na íntegra: