O Programa Mulher Atual enfatiza o papel da mulher na sociedade contemporânea através do incentivo para que ela se torne agente da mudança. O projeto está sendo desenvolvido em Cruz Machado em uma parceria entre a Prefeitura de Cruz Machado, Associação de Proteção à Maternidade e à Infância (Apmi) e Programa Gênero e Geração. O curso é oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
O grupo é composto por 26 mulheres que estão tendo a oportunidade de ver a si mesmas sob uma nova perspectiva, pelo estímulo e levantar a autoestima e a tornar-se mais ativa na sociedade. O principal objetivo do programa é despertar a consciência da mulher sobre seu papel na sociedade atual e reforçar suas competências e habilidades para novos desafios.
O projeto será desenvolvido em dez encontros, com oito horas de duração cada, o grupo de mulheres é orientado pela instrutora do Senar, Caren Kelli Jenczmionki. São trabalhados assuntos a respeito de valorização da autoestima, relacionamento interpessoal, empreendedorismo e educação socioambiental, entre outros. A mulher tem a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em cidadania, direitos sociais, previdenciários, sustentabilidade, além de assuntos de interesse pessoal, familiar e profissional.
O curso traz uma visão diferente às mulheres, buscamos priorizar a autoestima delas, pois mostrando que elas podem gostar mais de si mesmas, elas começam a mudar o mundo, desde sua casa, sua propriedade, o jeito de tratar seus filhos e marido. “O Mulher Atual pretende estimular as mulheres a serem mais ativas na sociedade, a participarem na tomada de decisões e desenvolverem espírito empreendedor nos aspectos econômico, humano e social”, comenta a instrutora Caren Kelli Jenczmionki.