O prefeito de Cruz Machado, Antonio Luis Szaykowski, esteve nessa de terça-feira, 2, no Palácio Iguaçu, em Curitiba, para receber do Governo do Estado o repasse de R$ 34 mil para serem aplicados no município. O recebimento do recurso é importante para a cidade e fortalecerá as ações dos serviços na Saúde. Durante a viagem à capital paranaense, o prefeito também esteve na Secretaria do Desenvolvimento Urbano (SEDU) realizando o encaminhamento de documentos.
O dinheiro é do VigiaSUS, que é programa inédito no país que garante recursos para a manutenção, capacitação e contratação de agentes temporários. A solenidade contou com a presença de diversas autoridades e o Governador do Paraná, Beto Richa, autorizou o repasse de R$ 18 milhões para os 399 municípios paranaenses aplicarem em ações de saúde, através do Programa VigiaSUS.
VigiaSUS:
O VigiaSUS é um programa estadual que visa fortalecer e qualificar as ações de Vigilância em Saúde em todos os municípios do Paraná. A Vigilância em Saúde compreende cinco áreas: Vigilância sanitária (controle de produtos e serviços de interesse à saúde); Vigilância epidemiológica (análise da situação de saúde, controle de doenças transmissíveis e não-transmissíveis) Vigilância em saúde ambiental (água, lixo, dejetos, contaminantes químicos, vetores, zoonoses e animais peçonhentos); Vigilância em saúde do trabalhador; e Promoção da saúde.
O trabalho de vigilância em saúde é exclusiva do poder público. O investimento nesta área reflete diretamente na proteção e segurança da saúde da população. Além disso, as informações levantadas pelas equipes de vigilância servem como base para o desenvolvimento de ações para prevenir e controlar doenças. No caso da dengue, por exemplo, os dados auxiliam no combate ao mosquito transmissor em áreas consideradas de risco.
Via comunicação Prefeitura de Cruz Machado.