Ícone do site Rádio Colmeia FM

Cruz Machado recebe recursos do VigiaSUS

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O prefeito de Cruz Machado, Antonio Luis Szaykowski, esteve nessa de terça-feira, 2, no Palácio Iguaçu, em Curitiba, para receber do Governo do Estado o repasse de R$ 34 mil para serem aplicados no município. O recebimento do recurso é importante para a cidade e fortalecerá as ações dos serviços na Saúde. Durante a viagem à capital paranaense, o prefeito também esteve na Secretaria do Desenvolvimento Urbano (SEDU) realizando o encaminhamento de documentos.

O dinheiro é do VigiaSUS, que é programa inédito no país que garante recursos para a manutenção, capacitação e contratação de agentes temporários. A solenidade contou com a presença de diversas autoridades e o Governador do Paraná, Beto Richa, autorizou o repasse de R$ 18 milhões para os 399 municípios paranaenses aplicarem em ações de saúde, através do Programa VigiaSUS.

 

VigiaSUS:

 

Foto: Divulgação

O VigiaSUS é um programa estadual que visa fortalecer e qualificar as ações de Vigilância em Saúde em todos os municípios do Paraná. A Vigilância em Saúde compreende cinco áreas: Vigilância sanitária (controle de produtos e serviços de interesse à saúde); Vigilância epidemiológica (análise da situação de saúde, controle de doenças transmissíveis e não-transmissíveis) Vigilância em saúde ambiental (água, lixo, dejetos, contaminantes químicos, vetores, zoonoses e animais peçonhentos); Vigilância em saúde do trabalhador; e Promoção da saúde.

O trabalho de vigilância em saúde é exclusiva do poder público. O investimento nesta área reflete diretamente na proteção e segurança da saúde da população. Além disso, as informações levantadas pelas equipes de vigilância servem como base para o desenvolvimento de ações para prevenir e controlar doenças. No caso da dengue, por exemplo, os dados auxiliam no combate ao mosquito transmissor em áreas consideradas de risco.

 

 

Via comunicação Prefeitura de Cruz Machado.

Sair da versão mobile