Rádio Colmeia FM

Cruz Machado registra três casos de picada de Jararaca

Foto: Divulgação

Equipes da 6° Regional de Saúde de União da Vitória, que atuam em toda região Sul do Paraná, estão em estado de alerta. Em Cruz Machado, houve três casos de picada de Jararaca e é importante que os moradores das regiões próximas fiquem atentos.

O Chefe da 6ª Regional de Saúde, Henrique Cezar Guzzoni, cedeu uma entrevista a equipe de jornalismo da Rádio Colmeia, destacando os cuidados que devem ser tomados quanto aos ataques de jararaca, especialmente os agricultores, acompanhe:

https://colmeia.am.br/wp-content/uploads/2019/12/HOJE-GUZZONI-FALA-DOS-CUDADS-CONTRA-A-PICADA-DA-JARARACA.mp3?_=1

 

Dicas:

Ao sair para trabalhar em regiões de bastante vegetação, é recomendado o uso de botas de cano longo, calça e se possível, uma roupa própria de proteção, assim como o uso de luvas, caso tenha que manipular montes de lixo, lenha, palhas e etc. Também não é recomendado colocar as mãos em buracos, pois 15% das picadas acontecem nas mãos e antebraços. O certo, é justamente fechar qualquer buraco que não tenha utilidade, principalmente perto das residências.

Caso seja picado, vá até a Unidade de Pronto Atendimento mais próximo, pois haverá profissionais preparados para lhe atender. Não coloque folhas, pó de café ou qualquer outro condimento, pois isso poderá piorar o seu estado.

A Jararaca:

Suas características variam, especialmente quanto a coloração, padrões de escamas e ações dos venenos, mas geralmente possuem escamas marrons com manchas triangulares escuras, faixas horizontais pretas atrás do olhos, dorso pálido, língua negra e a íris em um tom de dourado esverdeado com reticulações mais escuras. Também podem atingir até 1, 6 metros de comprimento. Essas serpentes com hábitos noturnos, gostam de cerrados, florestas e ambientes úmidos, como beira de rios e córregos.