Cruz Machado segue sem casos confirmados de COVID-19, mas nesta segunda-feira, 20 de abril, o secretário de Saúde Carlos Diego Train, comentou sobre o boletim epidemiológico atualizado nessa manhã pelas redes sociais da prefeitura. Ao total foram oito casos descartados.
Pessoas residentes do município apresentaram sintomas e alguns funcionários da administração municipal também, mas ao realizarem o teste de confirmação do Coronavírus, todos deram resultado negativo. Já em relação aos trabalhos de prevenção na cidade, tudo segue na mesma proporção. “A gente vem estudando a possibilidade de fazer uma alteração; de fazer nos próximos dias uma central de atendimento ao Covid”, afirma Train.
Segundo o secretário, o Centro de Saúde da Mulher será voltado para atendimento específico do Coronavírus e tem como objetivo dar um foco maior no combate à doença, não deixando pacientes possivelmente infectados no mesmo ambiente que pacientes comuns. Assim, os trabalhos rotineiros das Unidades de Saúde continuam com o fluxo normal.
Por hora, a atual forma de trabalho segue normalmente, para Train “pacientes que manifestem sintomas já passam para triagem, atendimento médico o mais rápido possível e também os encaminhamentos se forem assim necessários”, aponta. As barreiras sanitárias seguem e a população também está colaborando para a não disseminação do vírus. Train pede para que as pessoas fiquem atentas a todo e qualquer sintoma que possa aparecer e que a população saia de casa apenas se realmente necessário. “As pessoas que trabalham, que tenham seus interesses para fazer”, termina.