Rádio Colmeia FM

Cruz Machado solicita apoio do exército para instalação de tendas no enfrentamento da Covid-19

Infelizmente, estamos vivendo o pior momento da pandemia em Cruz Machado, na região, no estado e em todo o país. Dia após dia cada vez mais casos positivos são confirmados no município. Nessa quarta-feira, 3, foram 15 casos do vírus registrados que, juntando com os demais, chegam a marca de 60 casos ativos, o maior número de ativos em um mesmo dia desde o primeiro infectado.

Divulgação

A situação é bastante crítica, com as UTIs cheias em todo o estado, muitos pacientes aguardando uma vaga para internamento, mas devido à alta demanda ela demora a chegar. Se a situação que estamos vivenciando continuar, o colapso do sistema de saúde, que está muito próximo, será inevitável. No hospital do município, informações apontam que praticamente todos os leitos estão sendo utilizados, dos quais, segundo o boletim epidemiológico, cinco são por pessoas com Covid-19, sendo que, há pacientes aguardando o resultado que necessitaram de internamento e não entram nesta estatística.

Para agilizar o atendimento no Centro de Saúde Dr. Carlos Renato Passos, a Prefeitura Municipal de Cruz Machado recebeu o apoio do Exército Brasileiro que, através do 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado estiveram, na tarde de quarta-feira, onde realizaram a instalação de duas tentas que auxiliarão no atendimento aos casos suspeitos de coronavírus, da forma que os suspeitos não adentrarão ao Centro de Saúde para receberem o primeiro acolhimento.

Ali serão realizadas as triagens e a consulta das pessoas sintomáticas para a Covid-19, mantendo a qualidade do atendimento e os protocolos que já vinham sendo seguidos, visando sempre atender bem a população, ainda mais neste momento difícil, onde cada estratégia é benéfica visando minimizar os efeitos da pandemia e diminuir o número de contaminados.

A gestão Cruz Machado solicita que a população deve seguir todos os protocolos de segurança, como o uso da máscara, higienização das mãos e evitar aglomeração. Com Decreto Estadual 6983 em vigor, restringindo o funcionamento apenas de atividades consideradas essenciais, se você puder ficar em casa é o melhor para o momento.

“Esperamos que tudo isso que estamos vivendo passe logo, com a saúde das pessoas em segurança e, esta segurança, é você quem faz.” Finalizou Antonio Szaykowski, prefeito do município.