Ícone do site Rádio Colmeia FM

Cultura: Amadeu Bona: 90 anos em esboço

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

 

A casa Cultural Aníbal Khury “Castelinho” de Porto União, abre mais uma vez as suas portas para a comunidade ter acesso à história e trabalhos feitos por pessoas que deixaram a sua marca em belas obras artísticas.

Desta vez, o trabalho exposto é do saudoso Amadeu Bona, que estaria completando 90 anos, e hoje muitas pessoas buscam saber quem foi esta personalidade que fez muitos trabalhos em tela. Nas cidades de União da Vitória e Porto União, falar de Amadeu Bona vem à mente belas obras de arte como as imagens dos pinheiros araucárias.

Para destacar, uma exposição denominada Amadeu Bona: 90 anos em esboço, foi aberta na última terça-feira, 25 de agosto, em que contou com a presença de muitas pessoas no pequeno espaço e muito conteúdo.

O secretario de Cultura e Turismo de Porto União José Carlos Gonçalves, fala da abertura da exposição e da importância deste artista na historia de Porto União da Vitória. Aproveita também, para fazer o convite para a comunidade.

 

https://colmeia.am.br/wp-content/uploads/2015/08/CULTURA-JOSÉ-CARLOS-FALA-SOBRE-A-EXPOSIÇÃO-AMADEU-BONA-90-ANOS-EM-ESBOÇO-NO-CASTELINHO.mp3?_=1

 

 

Personalidade:

 

Amadeu Bona nasceu em 13 de setembro de 1925, na localidade de Doutor Pedrinho, no Vale do Itajaí. Em 1934, passou a residir em Rio dos Cedros, onde recebeu os primeiros ensinamentos escolares. Estudou no Seminário São Paulo, em Ascurra e em 1942 passou a trabalhar como entalhador em uma indústria de artefatos de madeira, em São Bento. Dois anos depois, veio para Porto União, onde trabalhou como desenhista em uma indústria também de artefatos de madeira. Aqui, constituiu família e uma vasta obra que hoje é conhecida não só no Brasil, mas também no exterior. Artista incansável pintou milhares de quadros, tendo como tema principal a natureza dos campos gerais, elemento que fez dele o “pintor dos pinheirais”. Amante das artes em geral, com interesse especial pela música e pela pintura, Amadeu Bona foi reconhecido ainda em vida sendo homenageado pelos municípios de Porto União e União da Vitória, bem como por instituições locais. Com várias exposições na região do vale do Iguaçu e fora dela, Bona saiu do carpo físico em dezembro de 2000, mas continua vivo em cada obra que produziu.

 

Serviço:

 

Exposição: Amadeu Bona: 90 anos em esboço;

Data: 25 de agosto até 16 de setembro;

Local: Casa Cultural Aníbal Khury (Castelinho);

Endereço: Rua Coronel Belarmino n° 435;

Horário: 9h às 12h e das 14h às 17h de segunda à sexta-feira.

Entrada gratuita;

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Sair da versão mobile