Rádio Colmeia FM

Curso de Enfermagem da Uniguaçu é nota 4 pela avaliação do MEC

Foto: Comunicação Uniguaçu

Foto: Comunicação Uniguaçu

Motivo de orgulho para os acadêmicos e profissionais das Faculdades Integradas do Vale do Iguaçu – Uniguaçu, o curso de Enfermagem conquistou nota 4 em avaliação do Ministério da Educação e Cultura (MEC), em uma escala de 1 a 5. A nota alcançada comprova o esforço e o compromisso da Instituição em oferecer uma formação de excelência aos seus alunos.

O conceito é resultado da avaliação conduzida por uma comissão do MEC/INEP, que visitou as instalações da Instituição entre os dias 26 a 28 de setembro. “Obter a nota 4 significa que as condições de oferta do curso, considerando os aspectos administrativos, pedagógicos, estruturais e legais, têm um conceito muito bom. Em geral, o conceito 4 representa uma qualidade ótima e uma nota expressiva para uma Instituição de Ensino privada”, analisa a coordenadora do curso, professora Marly Terezinha Della Latta.

A avaliação do curso considera três dimensões: organização didático pedagógica, corpo docente e infraestrutura. Cada dimensão avalia indicadores, que devem atender às Diretrizes Nacionais de Curso e demais requisitos da legislação do Ensino Superior. A organização didático, pedagógica e administrativa do curso da área da saúde, principalmente Enfermagem, envolve laboratórios de práticas e simulação realística, além de uma interação com o Sistema de Saúde onde os acadêmicos praticam a profissão sob acompanhamento direto dos professores que atuam como enfermeiros. Nos laboratórios, os estudantes realizam, também, a interação com as políticas de saúde e às necessidades da população.

É uma área dinâmica em que o conhecimento e a tecnologia sofrem constantes aprimoramentos com novas abordagens e metodologias para a promoção da saúde, prevenção e tratamento das doenças. Dada a complexidade e sofisticação requerida para oferta do curso de Enfermagem, esta nota conquistada na avaliação do MEC tem a importância de recomendar à sociedade a qualidade da formação profissional e humana de nosso curso, de nossos professores e gestores.

Foto: Comunicação Uniguaçu

Nos cursos de Enfermagem são ainda consideradas as condições de estágio supervisionado, que ocorrem em serviços de saúde diversos como hospitais, unidades básicas de saúde, na estratégia de saúde da família e ambulatórios. O corpo docente, sua titulação e experiência profissional na profissão e no Ensino Superior têm relevância na avaliação, e nestes itens o curso de Enfermagem da Uniguaçu obteve nota máxima, ou seja, 5.

No relatório publicado no dia 2 de outubro pelo Ministério da Educação, os avaliadores apontaram que “os objetivos do curso de Enfermagem apresentam muito boa coerência, em uma análise sistêmica e global, nos aspectos: perfil profissional do egresso, estrutura curricular e contexto educacional”.

A Uniguaçu se orgulha em poder oferecer um curso de qualidade a todos e agradece a cada um que faz parte desta história. Parabéns ao curso de Enfermagem pela nota conquistada!

Foto: Comunicação Uniguaçu