Ícone do site Rádio Colmeia FM

Custos do SAMU Regional terão aporte financeiro do Governo do Paraná

Imagens: Divulgação

Em visita a União da Vitória na manhã desta sexta-feira, 23, o secretário chefe da Casa Civil, Guto Silva, acompanhado do diretor geral da secretaria de Saúde do Estado do Paraná, Nestor Werner Junior, vistoriaram o andamento da vacinação contra a Covid-19 no município e na região.

O encontro na 6ª Regional de Saúde, que contou com a presença dos prefeitos das cidades que compõem a Associação dos Municípios do Sul do Paraná (Amsulpar), destacou o anuncio feito por Guto Silva de que o Estado fará um aporte financeiro para o custeio do SAMU Regional.

Atendendo a um pedido do Deputado Estadual e Líder do Governo na Assembleia Legislativa do Paraná, Hussein Bakri, o Estado vai aplicar aproximadamente R$300 mil por mês no SAMU Regional, antecipando a sua contrapartida e também a do Ministério da Saúde.

Desde o início das atividades do SAMU na região em fevereiro, o custo de R$600 mil é totalmente de responsabilidade dos municípios que compõem a Amsulpar. Apenas no mês de março foram 471 ocorrências atendidas, sendo 100 de UTI móvel e 371 de ambulância comum.  

O SAMU Regional conta com 5 ambulâncias de suporte básico (União da Vitória, Bituruna, São Mateus do Sul, General Carneiro e Cruz Machado) e 2 ambulâncias de suporte avançado com UTI Móvel (União da Vitória e São Mateus do Sul).

“O sistema de saúde tem que possibilitar o atendimento a todos os pacientes dentro do conceito: paciente certo, no local certo e no tempo certo. Essa qualidade que o SAMU Regional dá ao fluxo de pacientes é determinante para salvar vidas”, destacou Hussein Bakri.

Sair da versão mobile