Seguindo as medidas do decreto do Governador de Santa Catarina, Carlos Moises, que declarou que as divisas de Santa Catarina serão fechadas para circulação de transportes coletivos, a equipe da Policia Militar de Porto União estão nesta sexta – feira (20), realizando o fechamento de meia pista das divisas das cidades irmãs, Porto União / SC e União da Vitória / PR.
Em palavras o Governador afirmou que, “um decreto cria duas novas restrições sobre o transporte e proíbe o ingresso no território catarinense, público ou privado, de veículos de fretamento intermunicipal e interestadual. Assim, a gente fecha as divisas com estados vizinhos e fronteiras”, concluiu.
Devido a esta medida, policiais de Porto União estão com barreiras na divisa de Porto União com União da Vitória, no trevo do Miguel Forte, entrada da cidade e na divisa de Matos Costa com General Carneiro. Ressaltando que se trata apenas da veiculação de ônibus coletivos.
Segundo Capitão da 1ª Companhia do 3° Batalhão de Polícia Militar de Porto União, Paulo Ricardo Galle, hoje está sendo realizando apenas um processo de orientação, sendo que o decreto começa a valer a partir de amanhã, 20. Também há a orientação de que os passageiros dos tais transportes poderão descer do veículo e fazer a travessia das divisas a pé, ou chamar outro veículo para lhes buscar, já que os ônibus somente estarão permitidos a irem até a divisa e retornarem as suas bases.
Ressaltando que se trava apenas do cumprimento do decreto do Governo, que também proibiu o agrupamento e a permanência de pessoas em espaços públicos, como praças, parques e praias em todo o território Catarinense.