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Dedica Estadual encerra projeto de 2020 com palestras e mensagens de apoio

Juiz Carlos Mattioli
Imagem: Assessoria de Imprensa

O projeto do CEJUSC/Vara da Infância e Juventude, Dedica Estadual 2020, foi encerrado com mais um ciclo de palestras na quinta-feira, 10 de setembro. A iniciativa, promovida em conjunto com o Núcleo Regional de Educação (NRE) e a Promotoria da Infância e Juventude de União da Vitória – Ministério Público (MP), tem sido ferramenta de apoio e capacitação para educadores e demais interessados, ao longo do ano.

Na sua 4ª edição, e última de 2020, duas temáticas foram abordadas. O primeiro tema foi ‘O Saber Sistêmico a serviço da Educação em tempos de Pandemia’, com a terapeuta Fernanda Ravanello. Na sequência, o professor Sérgio Gelchaki falou sobre ‘Ama o próximo como a Ti mesmo: o eu interior em tempos difíceis’. O evento virtual teve transmissão pelo YouTube, no canal da Escola da Magistratura do Paraná (EMAP).

‘O Saber Sistêmico a serviço da Educação em tempos de Pandemia’, foi o tema abordado pela terapeuta Fernanda Ravanello. Em sua fala, a profissional deu dicas de postura social e diante do ambiente escolar novo, em plataforma virtual e no atendimento aos pais e alunos. Sustentada no amplo conhecimento profissional, a palestrante compartilhou experiências com o foco de dar suporte e motivar os educadores.

terapeuta Fernanda Ravanello
Imagem: Assessoria de Imprensa

O cenário tem se mostrado desafiante para os professores, pedagogos e diretores de escolas. Muitas vezes a participação fica abaixo do esperado para fazer tarefas. Disso, conforme a terapeuta, a importância da empatia e apoio dos educadores para que o ensino siga e que o aprendizado possa fluir. Fernanda Ravanello destacou que os professores deixam ‘memórias’ para os seus alunos. Disso a importância de olhar de forma positiva, buscando o desenvolvimento humano e adaptados ao momento atual, da escola dentro de casa.

Por sua vez, o professor Sérgio Gelchaki abordou o tema: ‘Ama o próximo como a Ti mesmo: o eu interior em tempos difíceis’. Buscando entrar no conceito filosófico e, até com atributos espirituais, ele focou a abordagem de contribuir com os seus alunos, entendendo o cenário e buscando auxiliar. Contudo, tendo sempre o ‘amor a si próprio’, valorizando e cuidando de si, se aceitando da forma que é e tendo equilíbrio mental e pessoal.

O professor reforçou a importância de ter esta postura de estar bem no seu interior, na sua alma, para ajudar aos outros. No caso estando equilibrado e agindo com empatia ao próximo. A dica é resolver os próprios problemas. Muitas vezes, as pessoas querem resolver os problemas dos outros e impor a sua visão, mas o ponto central, é aceitar as pessoas como elas são e saber conviver nesta atitude e compreensão do próximo.

professor Sérgio Gelchaki
Imagem: Assessoria de Imprensa
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